Boa Cerveja-Feira #264… Brew Collection RIS

By | 22 de março de 2019

Esta semana vamos criar um pleonasmo cervejeiro, provando uma Russian Imperial Stout Russa conhecida como Baltika Brew Collection RIS, ou como eles chama por lá Коллекция Пивовара Русский Имперский Стаут .

Este rótulo foi produzida pela cervejaria Russa Baltika. Por sinal, tenho encontrado a série Baltika desta cervejaria com certa facilidade e com um preço bastante competitivo. Mas a cervejaria é um conglomerado que detém diversas outras marcas, entre elas a Carlsberg, já conhecida por praticamente todos.

A série Brew Collection foi desenvolvida pelos mestres cervejeiros Yuri Katunin e Dmitry Afonin olhando o mercado ocidental, especificamente das Américas. Ao notar que o mercado das Américas crescia cerca de 12% ao ano a cervejaria apostou em uma série de cervejas destinadas a exportação e a atender ao nosso paladar.

Com isso eles criaram dois rótulos, até agora, na série Brew Collection. O primeiro é a RIS que iremos falar, que se aproveitou das receitas antigas da cervejaria e criaram uma versão mais potente e com um toque adicional de lúpulo. O segundo rótulo é uma Russian Honey Brown Ale que, segundo os criadores, trará notas de mel e dos campos russos….. Não sei o significado de “campos russos”, mas imagino que tenha a ver com ursos…

Brew Collection RIS

Brew Collection RISDados Técnicos:

Cerveja: Brew Collection RIS
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 10,0%
País de origem: Rússia
Embalagem: 450 ml
Nota: 3,75

A Brew Collection RIS se apresenta completamente negra e opaca. A espuma com ótima formação, cremosa e bastante persistente.

O aroma traz notas levemente licorosas, com nuances de malte torrado, café e chocolate. Em segundo plano encontramos a percepção de madeira, uma suave presença de baunilha e cacau.

Quanto provamos a Brew Collection RIS temos uma cerveja de corpo alto e aveludado e baixa carbonatação. Enquanto que o paladar encontra a percepção de café, chocolate ao leite e suave amadeirado. A primeira percepção chega a remeter ao licor Baileys com um pouco de café.

Em segundo plano notas de torra e um amargor que mescla a presença da torra e um toque herbal. Fato que se destaca ainda mais no aftertaste, fazendo as notas de torra, herbal e o amargor ganharem mais destaque.

A Brew Collection RIS é uma cerveja densa com uma textura aveludada que se faz presente principalmente quando a cerveja está mais gelada. As notas herbais surgem ao final complementando a percepção licorosa de café e madeira.

Para a harmonização optei por pesquisar ao invés de usar algum prato da minha memória, e fui em busca de pratos tipicamente russos.

Minha sugestão é a harmonização com Solyanka, uma sopa a base de carne com textura cremosa e com temperos picantes.  E é justamente a textura e a picância do prato que serão usados como chave da harmonização.

Usaremos as notas de tosta da cerveja para contrastar com a picância da cerveja e assim mudarmos o foco para o sabor da carne que será destacado pelas notas amadeiradas e pelo herbal.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #264… Brew Collection RIS

  1. Anselmo Mendo

    “… pleonasmo cervejeiro, provando uma Russian Imperial Stout Russa”, huahuahuahua…!
    Finalmente está chegando a estação das Russians, Guzzon, Viva o frio!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Estamos caminhando para o frio… mas ainda estou achando o clima bem quente… não abandonei a bermuda no dia a dia.

      Vamos ver se mais um mês vamos conseguir mudar os trajes.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*