Boa Cerveja-Feira #263… Irish Red Ale

By | 15 de março de 2019

Esta semana estamos no aquecimento para o St Patrick Day e nada mais obvio que ir para uma cerveja clássica para o evento, a Irish Red Ale da Antuérpia.

A Irish Red Ale que provei foi produzida pela Cervejaria Antuérpia de Minas Gerais. Já conhecia a cervejaria de eventos que fui em 2018 e as RIS são ótimas e aproveitei para provar este rótulo deles.

Encontrei esta cerveja em um passeio próximo ao meu trabalho, no Kabana Rock & Bar. Um local pequeno, mas com 10 torneiras de chopp disponíveis, com alguns rótulos muito bons e dois rótulos produzidos pela própria casa.

E como estamos aquecendo para o St Patrick Day, temos dois artigos escritos de 2015 sobre o tema:

http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/st-patrick/

http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/boa-cerveja-feira-com-burgman-lager/

Irish Red Ale

Irish Red AleDados Técnicos:

Cerveja: Irish Red Ale
Estilo: Irish Red Ale
Teor: 4,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,00

A cerveja apresenta colocação vermelha intensa, quase bordo. A espuma se forma branca, com uma ótima formação e persistência. A espuma se manteve como uma fina camada mesmo após um bom tempo.

O aroma traz a síntese de uma Irish Red Ale. Notas de malte, caramelo e suave tosta. Em segundo plano encontramos uma leve percepção terrosa, frutada e de toffe.

A Irish Red Ale é uma cerveja com corpo médio baixo e carbonatação médio alta. Enquanto que o paladar me surpreendeu pelo equilíbrio e drinkability. Notas de caramelo, suave dulçor de malte e toffe. Mas logo em seguida temos notas de tosta e um amargor muito suave com percepção terrosa e floral que gera um equilíbrio muito agradável ao meu paladar.

O aftertaste apresenta uma maior percepção do amargor e das notas de tosta, fechando seca e ainda assim bastante refrescante.

A Irish Red Ale representa muito bem o espirito irlandês das cervejas que remetem ao St Patrick Day, mas com notas frutadas e florais. Mas o destaque ao meu ver para esta cerveja é o equilíbrio e o drinkability.

Para a harmonização, as notas de malte, caramelo e tosta da cerveja foram as que mais me chamaram a atenção.

Minha sugestão é harmonizar com um lanche de carne desfiada no baguete italiano bastante carregado no molho. Já que cerveja apresentou notas marcantes de malte e toffe, buscamos a semelhança com as notas maltadas e suculentas da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*