Boa Cerveja-Feira #367… Classic Collection IPA

Por vezes é bom sair do hype do mercado, por melhor que seja, e olharmos para os clássicos que serviram de base para tudo que vemos hoje. A English IPA da Sheperd Neame é um ótimo exemplo, um estilo clássico, pouco visto no mercado nacional e que agrega muito do que queremos em uma cerveja como esta, além da própria qualidade da cerveja temos toda a carga histórica desta cervejaria inglesa.


Classic Collection IPA

Classic Collection IPADados Técnicos:

Cerveja: Classic Collection IPA
Estilo: English IPA
Teor: 6,1%
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Liquido rubro intenso, com nuances dourados, brilhante e cristalina. Espuma de bolhas pequenas, consistente e duradoura.

Aroma: Notas de caramelo, malte e grãos em primeiro plano, seguidas por uma percepção levemente terrosa. Em segundo plano encontramos suaves notas de toffe.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar encontramos um amargor mediano com percepção terrosa acompanhado por notas de malte, caramelo e grãos. Em segundo plano uma leve nota de tosta.

Aftertaste: Encontramos um crescimento da percepção terrosa da cerveja até o final seco que deixa somente uma percepção de amargor no palato que persiste longamente.

Harmonização: Iremos inserir um pouco de harmonização cultural nesta indicação, que é harmonizar com filé com duxelles. Duxelles é uma mistura de cogumelos, cebolas e ervas muito bem picados e refogados na manteiga, e traremos o toque terroso dos cogumelos para salientar as notas terrosas dos lúpulos ingleses.

Prost!

Fabrizio Guzzon