Boa Cerveja-Feira…. com Habanero Dubbel

Esta semana vamos esquentar a coluna com uma cerveja apimentada, a Habanero Dubbel.

Produzida pela cervejaria Júpiter  de São Paulo em conjunto com De Cabrón uma produtora de pimentas e molhos picantes esta Dubbel é temperada usando pimenta habanero.

Apesar de termos no Brasil uma história de pimentas, como a dedo de moça, biquinho entre outras, os fundadores da De Cabrón aprenderam no Chile que a pimenta pode ser muito mais presente. E hoje apóiam pequenos produtores rurais no cultivo das pimentas que não são comumente consumidas aqui, como chipotle, habanero e chili.

Habanero Dubbel

2015.05.22 Habanero DubbelDados Técnicos:

Cerveja: Habanero Dubbel
Estilo: Dubbel
Teor: 6,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml

Quando servimos a Habanero Dubbel encontramos uma cerveja em coloração âmbar, opaca e com uma boa formação de espuma.

No aroma as notas de malte se fazem presentes inicialmente, juntamente com notas de frutas amarelas como pêssego, damasco e abacaxi, mas estas notas são muito mais próximas a frutas secas do que frescas. Em segundo plano temos uma presença de condimentos e pimenta.

Quanto provamos a Habanero Dubbel encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação, no paladar a primeira percepção é do malte, caramelo e frutas amarelas, assim como no aroma e um amargor baixo, as notas de pimenta são discretas inicialmente trazendo somente o sabor da pimenta e uma picância baixa.

Já no aftertaste a notas de frutas amarelas começam a perder espaço para a presença da pimenta, tanto em sabor quanto em picância e que termina com uma picância mediana e bastante presente.

A Habanero Dubbel se mostra uma cerveja picante, mas ainda assim refrescante e com todas as características esperadas de uma dubbel.

Para harmonizar esta cerveja temos que pensar, obviamente, na picância dela e outro fator que vou levar em conta é que esta é uma produção vinda de uma parceria.

Proponho uma versão quente da clássica porção de calabresa acebolada. Ainda manteremos a calabresa fatiada e frita, mas ao invés de usarmos cebolas vamos usar pimenta dedo de moça fatiada sem semente e frita rapidamente no azeite.

As notas frutadas da cerveja irão contrastar com a carne de porco, enquanto que a pimenta dedo de moça irá dar muito mais destaque tanto ao sabor da pimenta habanero quanto sua picância.

Prost!

Fabrizio Guzzon