Boa Cerveja-Feira #238…. Torta Alemã

By | 21 de setembro de 2018

Esta semana vamos descobrir se é possível, ao invés de brassar, confeitar uma cerveja com a Torta Alemã.

Esta cerveja é resultado da parceria que ocorreu entre a carioca 2cabeças e a cervejaria alemã Freigeist Bierkultur, trazendo uma mescla da visão brasileira e alemã para um estilo de origem inglês, mas com muito espaço para inovação.

Após um pouco de pesquisa, achei algumas informações bem interessantes sobre o estilo. No passado distante, quando a Inglaterra enviava cervejas para os países bálticos, houve a criação de um dos estilos mais “hypados” de hoje, a Russian Imperial Stout. Por outro lado, tivemos cervejarias bálticas adaptando os estilos para seus insumos.

Assim que tivemos o surgimento de uma Porter desenvolvida com levedura de baixa fermentação, criando assim uma Porter Lager. O perfil muda um pouco, ficando mais seca e ressaltando ainda mais as notas do malte usado.

Torta Alemã

2cabeças freigeist bierkultur torta alemãDados Técnicos:

Cerveja: Torta Alemã
Estilo: Baltic Porter
Teor: 7,5%
País de origem: Brasil/Alemanha
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

A torta alemã se apresenta como uma cerveja negra, com reflexos castanho escuro. Espuma bege clara, cremosa e persistente.

O aroma inicial apresenta cacau e chocolate amargo. Em segundo plano notas de café, malte tostado e um perfil bastante discreto de baunilha e amadeirado.

Ao provarmos a torta alemã vemos que se trata de uma cerveja de corpo alto, denso e aveludada, com carbonatação média. Enquanto que no paladar as notas iniciais remetem a cacau e chocolate amargo. Em segundo plano suaves notas de café e uma leve picancia, muito provavelmente advinda do uso da aveia. O paladar com notas de chocolate e cacau são frescos e aliado a textura surpreendentemente densa e aveludada traz uma percepção  quase de um mousse.

O aftertaste tras a percepção de tosta e café de maneira mais evidente, deixando o cacau para segundo plano. A sensação final de leve picancia se prolonga de maneira agradável.

A torta alemã tem aroma e sabor agradável, mas é a textura que a tira do meio comum e nos apresenta uma experiência de provar uma cerveja que remete a um mousse pela sua textura densa e aveludada.

A textura apresentada pela Torta Alemã é tão marcante que não consegui me desvincular dela enquanto pensava na harmonização.

Minha sugestão é harmonizar com uma mousse de chocolate branco, desta forma equilibrando o dulçor do mousse com as notas de tosta da cerveja, e fazendo a percepção de cacau da cerveja destacar ainda mais a percepção de chocolate do mousse.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #238…. Torta Alemã

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo

      Uma torta alemã seria uma boa pedida… mas gosto que quebrar a expectativa… rsrsrsrs

      Eu vi algumas pessoas elogiando esta cerveja e fiquei curioso… vale a pena, é muito bem feita, e a Freigeist é uma cervejaria que não decepciona…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*