Boa Cerveja-Feira #357… Amantik Passiflora

Mais um ano se inicia e a coluna continua firme e evoluindo, além de se manter no site agora estamos regularmente nas redes sociais.

Vamos comemorar mais um ano que se inicia com a Amantik Passiflora da Zalaz.

A Amantik Passiflora é uma cerveja com notas destacadas de maracujá e cítrico, mas que deixa as notas selvagens presentes na construção dos aromas e sabores, enriquecendo a experiência. O uso da microflora da fazenda da ZalaZ na fermentação desta cerveja se mostrou uma decisão muito acertada tanto para a construção sensorial da cerveja quanto para sua construção enquanto experiência.


Amantik Passiflora

Amantik PassifloraDados Técnicos:

Cerveja: Amantik Passiflora
Estilo: Brasilian Wild Ale
Teor: 4,1%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Apresenta coloração dourada, cristalina e brilhante. A espuma tem boa formação, com bolhas pequenas e bastante persistente.

Aroma: Presença inicial de notas frutadas de maracujá e leve cítrico, mas em segundo plano percebemos as notas selvagens acompanhadas por um perfil láctico que remetem a couro e feno.

Paladar: Apresenta corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas frutadas de maracujá e a acidez surgindo de forma pungente. Em segundo plano encontramos as notas selvagens de couro e animalesco.

Aftertaste: O sabor residual é pautado pela acidez e pelas notas selvagens que remetem a couro, feno e animalesco, as notas persistem, mas em baixa intensidade.

Harmonização: Apesar do mousse de maracujá ser uma boa opção, minha sugestão é harmonizarmos com lombo suíno com chutney de maracujá, buscando a semelhanças na presença do maracujá e buscando usar as notas selvagens para complementar a percepção da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon