Boa Cerveja-Feira #229…. Wee Heavy Wood #2

By | 20 de julho de 2018

Chegamos em nossa terceira e derradeira coluna sobre as experiências que tive na Goose Island SP, com a Wee Heavy Wood #2.

Obviamente ainda estamos falando da Goose Island, e depois das colunas da Piney Pils e da All Brett. Agora vamos falar de uma cerveja que tomei antes de sair, por sugestão da bartender que demonstrou entender bem do que servia.

A linha Wee Heavy Wood é uma construção conjunto do mestre cervejeiro Guilherme Hoffmann e do embaixador da cachaça Yaguara David Barreiro. Esta linha conta com três abordagens diferentes.

A #1 é a Wee Heavy base, feita com adição de caldo de cana e usando o fermento usado na fermentação da cachaça.

A #2 é a linha base envelhecida em barris de Grápia e Carvalho francês.

A #3 é a linha base envelhecida em três tipos de madeira: Amburana , Cabreúva e Carvalho Americano.

Wee Heavy Wood #2

Wee Heavy Wood #2 Goose IslandDados Técnicos:

Cerveja: Wee Heavy Wood #2
Estilo: Wee Heavy
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,75

No copo vemos que a cerveja apresenta uma colocação castanha bastante escura, porem contra a luz revela nuances rubi. A espuma se forma cremosa, densa e persistente.

O aroma apresenta notas muito presentes e frescas de madeira, acompanhada pela percepção de cachaça, bourbon e licor de jabuticaba. Além disso temos um toque suave de tabaco e frutas vermelhas escuras como cerejas e amoras. Posso dizer com tranquilidade que faz muito tempo que não fico tão surpreso com a qualidade do aroma de uma cerveja, eu usaria como perfume sem sombra de dúvida.

Ao degustarmos a Wee Heavy Wood #2 vemos que se trata de uma cerveja de corpo alto e carbonatação médio baixa. Enquanto que no paladar a percepção licorosa com notas de jabuticaba, cachaça e grappa são trazidas de forma pungente e aveludada, preenchendo todo o paladar. Em segundo plano encontramos a percepção de frutas vermelhas, suave caramelo, amadeirado e uma leve percepção de tabaco.

No aftertaste temos a percepção amadeirada e de frutas vermelhas como protagonistas, aliadas ao aquecimento agradável e a suave presença de caramelo.

A Wee Heavy Wood #2 é uma cerveja deliciosa, densa, aveludada e com notas de madeira, licor de jabuticaba e cerejas. Muita personalidade em uma única cerveja, mas apresentada de forma a criar uma viagem nos aromas e sabores bem estruturada, agradável e intensa.

Ao terminar de provar esta cerveja fiquei algum tempo pensando que tipo de prato poderia acompanhar uma cerveja tão complexa. Mas como esta cerveja sozinha já é uma experiência sensorial incrível, optei por trazer uma harmonização simples, que irá destacar alguns nuances da cerveja sem atrapalhar a experiência.

Minha sugestão é harmonizarmos com um pudim de leite com calda grossa de caramelo. Assim o caramelo irá destacar as notas de caramelo, frutas vermelhas e o amadeirado. Enquanto que o teor alcoólico da cerveja irá limpar o nosso paladar excesso de dulçor desta sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #229…. Wee Heavy Wood #2

  1. Anselmo Mendo

    “Eu usaria como perfume sem sombra de dúvida”, hahaha. Guzzon, eu tenho mais interesse nessa do que na Bourbon deles. E imagino, sem muito embasamento técnico, que um caminho para mais estilos brasileiros é esse de cerveja e cachaça. Tomara que mais cervejarias se aventurem.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      A ideia é bacana…. não tinha pensando mas algo como uma Brazilian Wood Aged, sendo envelhecida somente em barris de cachaça ou madeiras brasileiras, é algo bem interessante de se pensar… ideia para os paulistas e mineiros que acham que não pode ter regionalismo lançarem uma Paulo Wood Aged ou uma Trem Wood Aged.

      Acho que cabe, seria legal trazer esse pessoal que manja dos paranaues do BJCP para ver como ‘criar’ um estilo no BJCP que não seja redundante.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*