Boa Cerveja-Feira #228…. All Brett

By | 13 de julho de 2018

Esta semana voltamos ao ambiente do Goose Island SP para ter mais surpresas, agora com a All Brett.

E vamos para a segunda semana falando das cervejas da Goose Island São Paulo. Nossa primeira cerveja descrita foi a Piney Pils que falamos na semana anterior e incluímos um pouco do histórico do bar.

Mas hoje iremos abordar uma Saison, também conhecida como Farmhouse ale, produzida pelo Mestre cervejeiro Guilherme Hoffmann para realizar uma singela homenagem a Bélgica.

Como o nome da cerveja deixa claro, a All Brett é feita usando somente leveduras da espécie Brettanomyces, mais especificamente um conjunto de três leveduras .

All Brett

Goose Island SP Saison Brettanomyces All BrettDados Técnicos:

Cerveja: All Brett
Estilo: Saison
Teor: 7,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,5

Assim que recebi meu copo pude ver uma cerveja em tom avermelhado e translucida. Com espuma em bege bastante claro, com boa formação e persistência.

O aroma trás notas frutadas que demoram um pouco a serem desvendadas. Mas quanto o fazemos encontramos morangos muito maduros, um toque de candy sugar. Enquanto que compondo todo o segundo plano notas selvagens e suave percepção de couro.

Ao provarmos a All Brett podemos notar uma cerveja de corpo médio e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar temos um inicio que chega até a apresentar um suave dulçor de malte, um frutado que remete a morangos e uma suave presença de acético. Mas logo a presença da Brettanomyces faz seu papel e nos apresenta notas selvagens, percepção de couro e feno.

O aftertaste deixa aquele frutado do inicio somente na lembrança e mantem um perfil selvagem da Brett como o protagonista. Para se ter uma idéia de como a junção desta nota selvagem se mescla com o frutado de morangos maduros, é quase como deixar cair uma gota de calda de morango na manga da jaqueta de couro e depois lamber. Parece estranho? Sem dúvida… Mas é bom.

A All Brett é um exemplar de Saison feita a base unicamente de Brettanomyces que deixa claro que a levedura pode ser sim a protagonista da cerveja e trazer notas e características tão marcantes quando qualquer lúpulo, como a Fernanda Fregonesi bem falou no Beercast 239

Enquanto eu provava esta cerveja, me deixei levar pelas notas de morangos maduros, quase passados e pela variedade de notas selvagens que a Brett trouxe e isso me remete a algumas boas opções de harmonização.

Minha sugestão é harmonizar com dadinhos de tapioca acompanhados por geléia de pimenta e morango, assim destacamos a presença do morango na cerveja e a percepção da picância ganha características mais selvagens.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #228…. All Brett

  1. Anselmo Mendo

    Muito bom Guzzon. Saison é uma questão de treino, a meu ver. Quanto mais se bebe, melhor fica. Tentei ir no feriado do dia 9 na Goose, mas eles não abriram. Como pode uma cervejaria não abrir no feriado?
    Valeu pelo texto! Abs.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Apesar de estar definida como Saison no Untappd, acho ela mais próxima a uma lambic ou fruit lambic. A Brett esta bastante evidente, apesar se não estar agressiva.

      E não abrir em um feriado, para um bar, ao meu ver é perder uma ótima opção de ganhar publico… mesmo que optasse por fechar na terça e quarta seguintes…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*