Boa Cerveja-Feira…. com Samuel Adams Summer Ale

Esta semana vamos começar continuar nosso passeio pelas cervejas da Samuel Adams e conhecer a Summer Ale.

Seguindo esta linha sazonal de verão era de se esperar que a Samuel Adams tivesse sua Summer Ale para refrescar os dias quentes e para não cair no senso comum das demais American Wheat, cervejas de trigo com viés para a escola norte americana, eles incluem dois ingredientes nesta cerveja, casca de limão e pimenta da guiné.

Curiosamente esta não é a primeira cerveja que apresento para você que usa pimenta da guiné (ou grains of paradise) em sua composição o mais interessante é que o outro exemplar também era uma cerveja com conceito de Summer Ale, a Saison Diego.

Samuel Adams Summer Ale

2016.05.13 Samuel Adamns Summer AleDados Técnicos:

Cerveja: Samuel Adams Summer Ale
Estilo: American Wheat
Teor: 5,3%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos encontramos um líquido âmbar claro, opaco e com espuma densa e persistente.

No aroma encontramos a identidade das cervejas de trigo ao percebermos as notas de banana, acompanhadas por um toque cítrico de limão e um final levemente frutado.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo médio alto e boa carbonatação, enquanto que no paladar o sabor frutado e cítrico são bastante presentes com toques de lima e limão. Já em segundo plano encontramos o malte adocicado e uma leve presença de notas de levedura que remetem a pão branco.

O aftertaste se apresenta cítrico e com final seco e levemente condimentado, se valendo da presença da pimenta de guiné ou grains of paradise, como indica o rótulo.

Mesmo sendo uma cerveja com estilo voltado para o público dos EUA, nada impede que a harmonização vá buscar inspiração nas raízes das cervejas de trigo.

Para a harmonização com a Samuel Adams Summer Ale eu proponho um prato de mix de salsichas acompanhados de mostarda Dijon.

A porção de salsichas mantêm o conceito mais informal de uma cerveja de verão e ainda buscamos contrastar o toque picante da mostarda e o salgado das salsichas com as notas mais cítricas e adocicadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon