Boa Cerveja-Feira…. com God Save the Queen

Esta semana vamos falar de uma cerveja que representa muito bem seu estilo, tanto cervejeiro quanto musical, a God Save the Queen.

A God Save the Queen é produzida pela cervejaria Küd. Esta cervejaria ainda é nova no cenário, iniciou oficialmente em 2010, mas já tem um estilo único e rótulos muito alinhados com a alma da empresa, todas as cervejas possuem referencias musicais, como a Smoke on the Water, Kashmir e Black Bird entre outras. (se nenhuma destas músicas é reconhecida por você, aconselho ouvir urgentemente)

E o impulso para esta cervejaria crescer ocorreu logo no inicio de sua carreira, em 2008 antes mesmo da cervejaria abrir oficialmente sua IPA ganhou medalha de ouro no Concurso de Cervejas Artesanais da Argentina. Com isso este grupo de amigos oficializou a abertura da cervejaria, que não partiu do zero, dado o histórico junto a Acerva Mineira, o suporte a cultura cervejeira e a paixão tanto por cerveja quanto por rock que se traduziu nos rótulos lançados pela cervejaria.

E este não é o único premio da Küd, o rótulo da Good Save the Queen ganhou medalha de prata no 1º Prêmio Randy Mosher de Design de Rótulos na categoria musica, e a entrevista com o designer Fábio Guimarães foi feita pelo Anselmo Mendo aqui mesmo pelo Beercast.

God Save the Queen

2015.07.10 God Save the QueenDados Técnicos:

Cerveja: God Save the Queen
Estilo: English Pale Ale
Teor: 5,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml

No copo a God Save the Queen se apresenta dourada, levemente opaca e com espuma branca de boa formação.

No aroma temos o malte e o fermento em primeiro plano, trazendo notas de mosto e pão fresco, mas o lúpulo surge logo em seguida trazendo notas florais e em segundo plano notas levemente terrosas.

Ao provar a God Save the Queen encontramos um líquido de corpo e carbonatação médios, enquanto que no paladar temos a predominância do dulçor do malte e as notas florais do lúpulo colaborando com a rescência da cerveja sendo contrabalanceados pelo amargor do lúpulo que surge de maneira discreta, mas equilibrada.

No aftertaste as notas florais do lúpulo ganham mais destaque, aumentando o amargor mas sem perder a presença do malte no paladar.

A God Save the Queen é uma cerveja que marca pelas notas de malte e lúpulo floral, com amargor crescente e equilibrado.

Para a harmonização vamos buscar um prato que se das notas de malte desta cerveja.

Para isso eu proponho uma harmonização com carne de panela com batatas, o dulçor do malte irá contrastar com o molho e a carne mais salgada, trazendo ao conjunto uma percepção de equilíbrio e destaque as notas florais e ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon