Boa Cerveja-Feira…. com Bons Voeux

Esta semana vamos adiantar as comemorações de ano novo, pelo menos para beber a Bons Voeux.

A Bons Voeux é produzida pela Brasserie Dupont, e já falamos um pouco sobre a história desta cervejaria na coluna sobre a Biologique.

E como já falamos da cervejaria, vamos falar um pouco sobre esta cerveja. A Bons Voeux foi uma cerveja sazonal desenvolvida pela Brasserie Dupont para presentear seus clientes mais fieis e presentes nas festas de final de ano. Tanto que o nome completo desta cerveja é “Avec les bons Vœux de la brasserie Dupont” que em uma tradução livre significa ” Com os melhores votos da cervejaria Dupont”.

Esta receita fez tanto sucesso entre os clientes que se tornou parte da linha regular da cervejaria, porem a quantidade produzida é menor que a demanda e hoje em dia se solicita um agenda com praticamente um mês de antecedência para se comprar este rótulo na cervejaria.

Bons Voeux

Dados Técnicos:

Cerveja: Bons Voeux
Estilo: Saison / Farmhouse Ale
Teor: 9,5%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,25

Quando servimos a Bons Voeux encontramos uma cerveja amarela clara, quase palha, opaca e com sedimentos bastante visíveis. A espuma se forma com bolhas bastante pequenas e se mantêm por bastante tempo, mesmo que baixa.

No aroma a cerveja apresenta aroma frutado com toque de pêssego e frutas cristalizadas, leves notas alcoólicas e a percepção do dulçor de malte e candy sugar.

Ao provarmos vemos que a Bons Voeux é uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação, enquanto que no paladar o inicío se apresenta adocicado com percepção de malte e candy sugar discreto, sendo seguido pelas notas cítricas de pêssego, laranja cristalizada e um leve toque adstringente.

Já o aftertaste tem a presença do dulçor desaparece e o espaço é tomado por notas cítricas e adstringentes com toque de condimentos que remetem a noz moscada e pimenta preta.

A Bons Voeux é uma cerveja com aroma e paladar surpreendem por brincar com as percepções, se iniciando com notas doces e cítricas e finalizando com notas condimentadas e adstringentes.

Para a harmonização vamos manter a aura de comemoração na qual esta cerveja foi desenvolvida e levar em conta os vários sabores que a Bons Voeux nos apresenta.

Por conta disso eu proponho atum com crosta de limão e pimenta, opcionalmente acompanhado de nhoque com molho de tomate e manjericão.

O atum é um peixe com sabor equilibrado para esta cerveja e a crosta de limão e pimenta é favorecer a semelhança com as notas cítricas e condimentadas da Bons Voeus e realçar ainda mais o sabor do peixe.

Postas de atum com crosta de limão e pimenta e nhoque com molho de tomate e manjericão

Prost!

Fabrizio Guzzon