Boa Cerveja-Feira #382… Bananeira na Fumaça

Algumas cervejas te surpreendem no primeiro gole, e a Bananeira na Fumaça fez isso comigo. As notas frutadas e de especiarias ao início eram esperadas, porem o fechamento com notas defumadas limpas e que saem do lugar comum de trazer bacon como referência foi o maior trunfo deste rótulo.


Bananeira na Fumaça

Bananeira na FumaçaDados Técnicos:

Cerveja: Bananeira na Fumaça
Estilo: Weizenbock
Teor: 9,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,50


Aparência: Líquido castanho escuro e opaco. A espuma se forma cremosa e em tom bege, com a visível presença do fermento ao final do serviço.

Aroma: Notas fenólicas e ésteres surgem em um primeiro plano delicado, trazendo cravo e notas de banana passa. Em segundo plano ainda encontramos notas de caramelo, grãos e um suave toque defumado.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Notas iniciais trazendo um frutado agradável acompanhado por notas de açúcar queimado, especiarias e grãos. Em segundo plano uma percepção de defumado e caramelo.

Aftertaste: As notas defumadas ganham intensidade no aftertaste, trazendo uma percepção defumada limpa e agradável, com suaves notas frutadas.

Harmonização: O mais notável nesta cerveja são as notas defumadas limpas ao seu final. Para destacar ainda mais estas notas minha sugestão é harmonizar com bananas na brasa, que irão agregar as notas de fumaça e reforçar todas as notas frutadas e defumadas já presentes na cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon