Boa Cerveja-Feira #412… Hoppy Breakfast 3

Esta semana me vi envolvido em algumas conversas a respeito de uso de adjunto na cerveja, e muita gente ainda é levada a crer que a lei da pureza alemã ainda é uma regra de ouro, ignorando toda a escola belga e o uso de adjuntos. A Hoppy Breakfast 3 usa 70% de aveia em sua composição comprovando que adjuntos podem ser muito bem-vindos a uma cerveja. É sempre bom lembrar, ou pesquisar, que a lei da pureza alemã tem mais de 500 anos e seu contexto era muito mais político e econômico do que meramente uma receita de cerveja.


Hoppy Breakfast 3

Hoppy Breakfast 3Dados Técnicos:

Cerveja: Hoppy Breakfast 3
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja amarelo palha, completamente opaca. Espuma branca, com boa formação e longa duração, mantem uma fina camada de espuma mesmo após alguns minutos.

Aroma: Aroma com notas cítricas e frutadas que remetem a limão, pêssego e jambo. Em segundo plano suaves notas de malte e uma leve presença herbal.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação com forte percepção aveludada. Enquanto que no paladar temos notas cítricas em destaque, trazendo limão e grapefruit, juntamente com um leve frutado de pêssego. Em segundo plano a presença de malte e um leve amargor cítrico.

Aftertaste: Aftertaste suculento, com notas cítricas e amargor mediano. Encontramos ainda um leve aquecimento alcoólico ao final seguido de leve adstringência.

Harmonização: A Hoppy Breakfast apresenta diversas características que podem ser trabalhadas na harmonização, mas irei optar pelo uso do lúpulo Lemondrop. Minha sugestão é harmonizarmos com pintado ao molho de camarões, este peixe tem sabor intenso e não será apagado pela cerveja e as notas cítricas irão realçar o sabor tanto do peixe quanto dos camarões.

Prost!

Fabrizio Guzzon