Boa Cerveja-Feira #231…. ESB #2

By | 3 de agosto de 2018

Pela primeira vez nesta coluna vamos revisitar uma cerveja, mas se vamos fazer isso que seja com uma cerveja que vale a pena, no caso a ESB #2 da Cerveja Campinas.

A um ano atrás fiz uma coluna sobre a ESB da Cervejaria Campinas, e isso antes mesmo de gravarmos o Beercast 265 e entrevistarmos o Ladir.

Neste programa o Ladir nos presenteou com a segunda versão da ESB deles, que foi feita pela primeira vez em um reality show, usando como ingrediente adicional espirais de carvalho americano. Mas esta segunda versão trás uma alteração, os espirais de carvalho foram deixados em bourboun para absorver as notas da bebida.

Afinal, se é para revisitar tem que inovar e valer a pena.

ESB #2

ESB #2 Cervejaria CampinasDados Técnicos:

Cerveja: ESB #2
Estilo: ESB
Teor: 5,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

Cerveja dourada escura, com nuances castanhos e levemente opaca. A espuma apresenta boa formação e duração relativamente baixa.

No aroma notas de malte, caramelo e suave herbal e terroso. Em segundo plano encontramos a percepção de baunilha e toque amadeirados de madeira fresca. Em relação a primeira versão o amadeirado esta um pouco mais evidente.

A cerveja apresenta corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que o paladar se inicia marcado pelo amargor do lúpulo, com percepção herbal e terroso, seguido por notas de malte, baunilha e suave percepção de madeira. Nesta versão não encontramos as notas frutadas da primeira versão, em compensação temos um amargor terroso e herbal mais evidente.

O aftertaste coloca toda a discrição da madeira de lado e a torna a protagonista. As notas de carvalho são evidentes e preenchem o paladar, que são complementadas por um suave amargor terroso que persiste adequadamente. É no aftertaste que vemos que esta versão trás uma presença de madeira muito mais evidente.

A ESB #2 é uma cerveja com inicio agradável e que representa muito bem o estilo. Mas que agrega notas amadeiradas na composição do aroma e paladar, mas que surpreende com um aftertaste amadeirado, fresco e com amargor marcante.

A um ano atrás eu havia dito que a harmonização poderia ser um Scotch egg, e havia pensado em preparar esta receita para a harmonização. Mas ao provar as notas amadeiradas destacadas, optei por outra opção. Vamos preparar um lombo suíno na churrasqueira a bafo, mas alem do carvão vamos incluir eucalipto. Desta forma vamos defumar a carne com a fumaça da madeira.

Depois de pronto, deixamos a carne repousar, vamos desfiar e preparar com cebolas e vinagre. Com esta mistura vamos preparar um taco integral com pernil defumado e gratinado com queijo. O principal desta harmonização é que as notas de madeira da cerveja são ainda mais destacadas com as notas defumadas e amadeiradas que a carne carrega.

taco pernil suíno defumado ESB #2 Cervejaria Campinas

Taco de Perfil Defumado

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #231…. ESB #2

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Sim, a carne ficou com sabor de madeira bastante evidente… quando tiramos da churrasqueira estava ainda mais forte, depois ele deu uma dissipada… mas ainda assim impregnou bastante.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*