Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
Mauricio Beltramelli trouxe a trapista Rochefort 10 para o Beercast de hoje! Batemos um papo com uma das pessoas mais influentes no ramo da cerveja no Brasil. Vamos conversar sobre a Rochefort 10, sobre a visita dele ao mosteiro, sobre o livro que ele escreveu, sobre o bar Brejas e outros muitos assuntos.
Qual profissão se compara a fotógrafo da revista Playboy? Cerveja com gosto de temperos? Como nasceu o site Brejas? Quem vive da cerveja é bebum? Quem conversa com cerveja é louco? Como era o site do Brejas em 2007? Como pode um advogado largar tudo para viver de cerveja?
Descubra essas e outras curiosidades sobre a Rochefort 10, sobre Maurício Beltramelli e sobre a história da cerveja nacional.
Cerveja Trappistes Rochefort 10
Cervejaria: Abbaye Notre-Dame de Saint-Remy
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Álcool (%): 11.3% ABV
Temperatura: 13-15 °C
Copo ideal: Cálice (Trapista)
Preço Varejo: R$ 23,00 – R$ 35,00 (SP Capital)
História do Site Brejas
O verdadeiro nascimento do BREJAS aconteceu numa tarde qualquer de 2004 em Genebra, na Suíça, na sacada do apartamento do confrade Miga. Foi lá que ele, degustador experiente, nos apresentou a primeira cerveja belga, mais precisamente uma Chimay Blue seguida de uma St. Bernardus Pater 12 (a boa e velha cerveja do Padrinho) e mais algumas preciosidades. Ali nascia a nossa percepção de que o mundo ia muito além das loiras geladas. Nesta mesma viagem à Europa, na qual participaram os confrades Maurício Beltramelli, Ricardo Sangion, Daniel e Guilherme Scalzilli, já se começou a esboçar o que viria a ser o nosso ranking de cervejas que hoje disponibilizamos aos visitantes do site.
3 anos mais tarde, em 2007, o que começou como uma lista de avaliações de cervejas anotadas em papéis soltos durante nosa viagem de 2004 acabou evoluindo para o site que já nasceu como o maior ranking brasileiro de cervejas e viria a se tornar, em pouco tempo, o maior portal sobre cervejas do Brasil.
De lá pra cá muito aconteceu e o resultado de toda essa história é o que você vê aqui.
Links
Bar Tche Café (Nosso maior parceiro onde degustamos as cervejas e gravamos a maioria dos programas)
Cervejaria Abbaye Rochefort
Site Brejas
Bar Brejas em Campinas
Comprar Livro Cervejas, Brejas e Birras
Site do Brejas no Passado
Download deste episódio em “.zip” clique aqui.
Trilha Sonora
U2 – Unforgettable Fire
Bush – Machinehead
Semisonic – Secret Smile
Kiss – I Was Made For Lovin’ You
Confira nossa nota em tampinhas para a Cerveja Trappistes Rochefort 10:
Convidado Mauricio Beltramelli (5 de 5)
Anselmo (4,5 de 5)
Gustavo (5 de 5)
Renato (5 de 5)
Ricardo (4,5 de 5)
Clique no play no inicio da página e escute nosso episódio. (21:49 de duração)
Não tinha ouvido esse ainda, vim pq o Anselmo comentou que tinha uma entrevista com o Maurício Beltramelli.
Ainda não degustei essa mas próxima vez que ela estiver de bobeira na gôndola vou pegar sem dúvida.
Fiz o curso com o Maurício no Bar Brejas, foi um ótimo investimento, curso muito divertido, aprendi demais e vários mitos que ouvia por aí caíram por terra.
Mas cuidado com tentar desmistificar essas coisas pros outros pq geralmente se arruma briga, principalmente a história da água.
É isso, abração.
Nessa época o curso do Beltramelli já era bom, mesmo ele ainda não conhecendo o Beercst 😀
Ah, as Trapistas <3
Por coincidência li o livro "Cerveja, Breja e Birras" há um mês e recomendo, me esclareceu muita coisa além de ter uma linguagem descontraída. O livro me ajudou a plantar uma ideia que espero praticar esse ano ainda, mochilão para a Bélgica com direito a tomar Westvleteren no mosteiro! 🙂
Fala galera muito bom o programa e o melhor por coincidência ganhei um kit de cerveja da trappistes rochefort no dia dos pais onde vem 4 cervas rochefort duas número 6 uma 8 e uma 10 mais uma bela taça e depois desse post vou desgustalas com muito mais prazer e volto aki para deixar um pequeno comentario sobre as números 6 e 8 forte abraço a todos……….
Thiago, que belo presente em? rs
Fique atento para a dica do Mauricio de deixar um dedinho na garrafa (Se não ficar com dó) rs
Abração e Cheers!
Excelente! Muito bom! 🙂
Bom que gostou! O difícil foi tirar só 20 minutos de papo… o papo foi tão legal que tivemos quase 2 horas de duração…hehehe.
Devemos fazer uma versão estendida com todo o papo depois.
Abraço!