Boa Cerveja-Feira…. com Old Rasputin

Esta semana iremos falar de uma cerveja que tem um secto de fãs, uma referencia a uma figura historicamente polêmica e frase inteligência, a Old Rasputin.

Produzida pela norte americana North Coast Brewing a Old Rasputin é uma Russian Imperial Stout que segue a tradição das cervejas do mesmo estilo que eram produzidas no século XVII e enviadas para os czares russos, e esta qualidade é comprovada pelas 14 medalhas de ouro que o rotulo ganhou em 18 anos e diversas competições.

2015.08.28 Old Rasputin Foto

Rasputin festejando com a família e a Elite Russa

O uso do místico russo Grigori Rasputin no rótulo é no mínimo interessante, pois Rasputin é uma figura muito conhecida por conta das inúmeras lendas e ocorrências estranhas em sua vida, sendo agraciado com a simpatia e confiança da czarina Alexandra Feodorovna o monge teve acesso não somente a corte russa, mas influenciou fortemente a família real, e com isso ganhou o desafeto de boa parte da elite russa.

Este desafeto com a elite rendeu ao velho Rasputin quatro tentativas de assassinato. As duas primeiras por envenenamento, a terceira em um fuzilamento e a quarta por espancamento. Mesmo assim ele saiu vivo destes quatro ataques, falecendo após o último ataque quando Rasputin foi jogado no rio Neva e tudo indica que sua morte foi causada por hipotermia.

Outro ponto curioso da rotulo é a frase em russo presente que significa “Um amigo sincero não nasce instantaneamente”, dando a entender que as amizades devem ser cultivadas, porem, não existe qualquer referencia que a esta frase tenha sido tida por Rasputin, é muito mais provável que seja uma frase da própria cervejaria.

Old Rasputin

Dados Técnicos:

2015.08.28 Old RasputinCerveja: Old Rasputin
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 9,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Ao servirmos a Old Rasputin vemos um líquido completamente negro com espuma bege persistente e de bolhas pequenas, que se agarra nas laterais do copo.

No aroma as notas de café surgem em primeiro plano seguido por notas de chocolate amargo, suaves notas alcoólicas que remetem a licor de café e notas de amêndoas. O lúpulo mesmo que discreto permeia o aroma.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, enquanto que no paladar encontramos o sabor de café marcante, com notas de chocolate amargo, amadeirado e ao final uma suave presença de amêndoas, sempre acompanhado pelo amargor de torrefação .

No aftertaste as notas de café continuam presentes juntamente com o amargor torrado ainda mais intenso com final seco e aquecido.

A Old Rasputin é uma cerveja extrema, com notas marcantes de café, amargor torrado e final seco.

Para a harmonização, vou me manter dentro das harmonizações clássicas e vou sugerir que se forme uma dupla consagrada.

Proponho um brownie de chocolate para harmonizar por contraste com a Old Rasputin. Teremos o dulçor do chocolate contrastando com o amargor torrado da cerveja. A mistura do brownie com a cerveja cria uma sensação de cremosidade equilibrando o dulçor da sobremesa com as notas de café torrado, atingindo o equilíbrio e criando uma percepção única.

2015.08.28 Old Rasputin brownie

Prost!

Fabrizio Guzzon