Boa Cerveja-Feira #404… 250S

Na semana anterior falei sobre a Rauchbier que provei da @bierinbox e comentei que ela fazia parte de uma linha chamada festival de inverno com mais dois rótulos. Eu fiquei muito surpreso pela escolha dos estilos, uma rauch, uma Baltic Porter e uma Weiss, nada de IPA, NEIPA ou Sour. Apesar da escolha ser arriscada, pois colocar de lado estes estilos limita a amplitude do público, mas ao mesmo tempo demonstra coragem em tratar uma linha sazonal como algo de fato fora do comum.


250S

250SDados Técnicos:

Cerveja: 250S
Estilo: Baltic Porter
Teor: 6,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Coloração castanho escuro com reflexos cobre, praticamente opaca. Espuma com boa formação é duração mediada.

Aroma: Aroma de coco queimado, amêndoas, ameixa preta, caramelo e alcaçuz acompanhados por um toque de cacau e mel. O aroma apresenta uma complexidade inesperada e brinca com os sentidos trazendo camadas e serem descobertas.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de tosta e café surgem em primeiro plano acompanhadas pelas notas de cacau, suave percepção de açúcar queimado, nozes e finalizando com um crescente amargor de tosta com leve presença herbal.

Aftertaste: O aftertaste nos recorda das notas de coco queimado que havíamos encontrado no aroma, acompanhadas por um amargor pautado pela percepção de tosta, toffe e herbal.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com uma moqueca de bacalhau com leite de coco. O uso de um peixe salgado e de sabor mais forte é proposital para mantermos a equidade de potência, e as notas de tosta da cerveja irão contrapor o salgado, deixamos as percepções de coco, nozes e suave herbal conversarem com os ingredientes do prato salientando os sabores.

Prost!

Fabrizio Guzzon