Boa Cerveja-Feira…. com Herfest Bock

By | 21 de novembro de 2014

Em outra semana falamos da korenbier witbier da Gulpener, e nesta semana iremos falar de outro rótulo desta mesma cervejaria, a Herfest Bock.

Como já falamos sobre a cervejaria em outro artigo, vamos falar um pouco mais o rotulo.

O Herfest é o equinócio de outono, também conhecido como Mabon, que é o dia onde ocorre o equilíbrio entre o dia a noite pois ambas ocupam o mesmo tempo dentro deste dia, ou como é dito nos festivais de equinócio o equilíbrio entre a luz e a escuridão. Pensando no contexto da cerveja, o estilo bock tem sua coloração entre as claras pilseners, helles e weiss e as escuras dunkel e schwarzbier, ficando como um meio termo no quesito coloração.

Herfest Bock

Dados Técnicos:

2014.11.21 Herfest BockCerveja: Herfest Bock
Estilo: Bock
Teor: 6,5%
País de origem: Holanda
Embalagem: 300 ml

Temos um líquido castanho avermelhado, turvo e com uma espuma creme de boa formação e persistência, mantendo uma camada de bolhas sobre o líquido mesmo depois de baixar.

No aroma o malte caramelo se destaca, seguido por notas chocolate e um suave alcoólico.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo e carbonatação médios, enquanto que no sabor somos surpreendidos por notas de malte e chocolate muito bem equilibradas e a expectativa de encontrar as notas alcoólicas que são notadas no aroma não ocorrem, demonstrando que o álcool se mantém muito bem inserido.

No aftertaste as notas de chocolate amargo e malte ganham um pouco mais destaque, por sinal, este é momento onde percebemos o amargor da cerveja mais presente, mesmo sendo um amargor baixo ele é pontuado pelas notas de chocolate amargo e torrefação no aftertaste.

A Herfest Bock é uma cerveja saborosa que mantém as notas de malte, caramelo e chocolate presentes em todas as etapas da degustação, fechando com um suave amargor de torrefação e chocolate.

Mesmo com as notas de chocolate e malte presentes, não é necessário buscar algo doce para harmonizar. A cerveja possui notas de malte destacadas e podemos buscar contrastar estas notas, então sugiro um Paillard de filé mignon.

A carne grelhada irá contrastar com o dulçor inicial da cerveja, mas ambas são suaves e irão se equilibrar trazendo uma nova percepção sensorial ao paillard.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Herfest Bock

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Essa é do tempo em que as pessoas bebiam cerveja premium sem saber… para a Kaiser Bock eu digo que eles acertaram, uma bock puro malte e disponível para todo mundo por um preço justo.
      Abç
      Guzzon

      Reply
        1. Fabrizio Guzzon Post author

          Muito provável que ela volte ainda…. com outra embalagem, rotulo diferenciado… e obviamente outro preço…
          Abç
          Guzzon

          Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Apesar no nome pomposo, o paillard é super simples de se fazer e fica ótimo com cervejas mais maltadas como a bock.
      Ainda tenho pretensão de preparar alguns pratos que sugiro para deixar as fotos também… estou pensando em como estruturar essa ideia.
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*