Boa Cerveja-Feira #468… Fazendas da Sul

Uma das cartas na manga do universo cervejeiro é o uso de adjuntos, e vemos isso com naturalidade hoje em dia. Mas décadas atrás era raro o uso de adjuntos, e restrito aos estilos que historicamente aceitavam este tipo de variação. Ainda assim é interessante ver no cenário atual quem busca um estilo que classicamente aceita o uso de adjuntos e faz variações sobre a mesma base para testar as possibilidades.


Fazendas da Sul

Fazenda da SulDados Técnicos:

Cerveja: Fazendas da Sul
Estilo: Farmhouse Ale
Teor: 7,1%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja em tom dourado claro, levemente opaca e com ótima formação de espuma, uniforme e duradoura.

Aroma: No aroma as notas de uvas surgem em primeiro plano trazendo uma percepção fresca de uvas verdes e suave tanino. Em segundo plano as notas de grãos e leve acético são bastante suaves.

Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos uma leve acidez vinificada, percepção de grãos e biscoito e notas frutadas de uva em equilíbrio com o conjunto.

Aftertaste: No aftertaste as notas de uva surgem discretas e ganha espaço um cenário mais adstringente e ácido, fechando de forma seca e com residual de tanino.

Harmonização: Vamos nos aproveitar de teor alcoólico bem inserido deste rótulo e sugerir a harmonização com um risoto de brie e lascas de amêndoas. Iremos contrastar a untuosidade do prato com a carbonatação e o álcool da cerveja e deixar as notas de uva complementarem o sabor o prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon