Boa Cerveja-Feira #341… Deep Dimension

Esta semana vamos mergulhar fundo e cruzar as dimensões das sensações com a Deep Dimension.

Essa é mais uma cerveja da linha Deep da cervejaria Synergy, de Sorocaba. O outro rótulo desta linha, o Deep Darkness, foi abordado na coluna 337.

Indicaremos mais um podcast esta semana, e se na semana passada indicamos um tema bastante pesado, esta semana vamos bem mais leves.

Vou indicar o podcast parceiro Bobos Sem Corte, um podcast de humor produzido e frequentado por diversos humoristas, e por vezes alguns integrantes do Beercast. O conteúdo é sempre tratado com irreverencia, sarcasmo e um toque de humor negro, e nos temas mais sensíveis eles deixam claro que humor tem limites e acaba quando começa a atingir as pessoas.

Eles vários episódios muito engraçados, e também tem um com o pessoal do Beercast participa e vou indicar este, o Bobos sem Corte 256.


Deep Dimension

Deep DimensionDados Técnicos:

Cerveja: Deep Dimension
Estilo: Barley Wine
Teor: 12,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,5

 


A Deep Dimension apresenta tom castanho escuro com reflexos rubros, levemente opaca. A espuma é breve, mas com bolhas pequenas e tom creme.

No aroma as notas de caramelo, toffe e açúcar queimado se destacam em primeiro plano. Já o segundo plano abarca uma diversidade de percepções, notas de frutas vermelhas que remetem cerejas, notas de madeira e baunilha e uma suave presença de alcaçuz. Somente no final que temos o alcoólico se desprendendo e ficando como aroma residual.

A Deep Dimension apresenta um corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar notas de caramelo e açúcar queimado ocupam o primeiro plano, aliados a um amargor leve e persiste que remete ao caramelo que fica queimado no fundo da panela. Em segundo plano novamente as notas de cerejas surgem, mais discretas ainda, acompanhadas pelo suave amadeirado e um toque leve de alcaçuz.

O aftertaste deixa de lado as notas mais efêmeras e realça a alma deste rótulo, uma percepção intensa e persistente de caramelo, suave tosta adocicada e toffe. O final traz um aquecimento na garganta e uma percepção licorosa muito agradável e persistente.

Se a intensão da Synergy era criar uma cerveja intensa com a Deep Dimension, eles foram muito bem-sucedidos. Esta Barley Wine tem complexidade e intensidade e pede uma degustação lenta, para se aproveitar ao máximo todos os nuances sensoriais que ela tem a oferecer.


Pensar em uma harmonização para uma cerveja que já é complexa por si só demanda que saibamos quais dos elementos queremos aproveitar. As notas de cerejas, mesmo que discretas, foram o ponto que mais me chamou a atenção na degustação.

Minha sugestão será harmonizarmos com terrine de carne com chutney de cerejas. Vamos destacar o sabor da carne com as notas maltadas da cerveja e o toque será salientar ainda mais a percepção de cerejas da cerveja graças ao chutney.

Prost!

Fabrizio Guzzon