Boa Cerveja-Feira #374… Bourgogne des Flandres Bruin

O contraste entre as notas de caramelo e melaço com a presença do amadeirado e leve tanino conseguem se equilibrar, hora trazendo o dulçor e hora apresentando o amadeirado. Ao final vemos que a balança pende para as notas mais adocicadas, frutadas e com leve especiarias de forma elegante.


Bourgogne des Flandres Bruin

Bourgogne des Flandres BruinDados Técnicos:

Cerveja: Bourgogne des Flandres Bruin
Estilo: Flandres Red Ale
Teor: 5,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Coloração castanha com reflexos rubros. Espuma bege e cremosa com boa formação.

Aroma: Notas de madeira, caramelo, notas vinificadas e de tanino acompanhada por suave percepção de especiarias. Em segundo plano frutas secas e leve nota acética.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar notas destacadas de caramelo, melaço de cana e amadeirado. Em segundo plano temos suave vinificação, mel e especiarias

Aftertaste: Encontramos um crescente dulçor de caramelo equilibrado com a percepção de tanino e leve amadeirado que suave o dulçor, o final persistente mantém um traço de açúcar queimado trazendo o dulçor equilibrado pela tosta.

Harmonização: Como temos uma cerveja que se destaca pelo equilíbrio entre o dulçor e o envelhecimento em barris, podemos buscar semelhança no prato. Minha sugestão é um lombo defumado glaceado com melaço, buscando destacar tanto as notas de madeira quando a percepção de caramelo da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon