Boa Cerveja-Feira #279… Pais Tropical

By | 5 de julho de 2019

Esta semana iremos visitar uma cerveja que faz uma contradição, uma cerveja holandesa chamada Pais Tropical.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria Oedipus, localizada em Amsterdam na Holanda. A história da cervejaria começou em 2009 pelos amigos Alex, Paul, Sander and Rick, que já tinham experiências anteriores em bares conhecidos nos EUA.

Em 2010 e 2011 eles começaram a produzir cerveja como caseiros e a participar de festivais levando a sua própria cerveja, e com isso aprenderam sobre os insumos e testaram suas receitas.

A primeira cerveja de linha da cervejaria, chamada Mannenliefde, foi criada em 2012. E em 2013 a cervejaria fez um crowdfunding para seu primeiro local fixo no centro de Amsterdam e em 2015 eles efetivamente tiveram a inauguração da cervejaria e do brewpub.

País Tropical

Pais TropicalDados Técnicos:

Cerveja: Pais Tropical
Estilo: Session IPA
Teor: 4,5%
País de origem: Holanda
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75

A cerveja se apresenta em tom amarelo claro, brilhante e cristalina. A espuma é abundante, muito persistente, porém as bolhas não apresentam uniformidade.

O aroma é um reflexo direto do nome da cerveja, notas frutadas e tropicais. Podem ser percebidas notas de nêspera, pêssego e abacaxi. Em segundo plano encontramos leves notas herbais frescas e uma suave percepção de malte.

Ao provarmos a Pais Tropical vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas herbais e o amargor ganham mais destaque, acompanhadas por notas frutadas de pêssego e casca de laranja. O amargor é apresentado mediano, mas bastante persistente e pautados pela percepção de casca de laranja.

O aftertaste traz o amargor em destaque, notas levemente cítricas e frutadas, persistente e agradável. O frutado segue suave mas presente por um bom tempo, remetendo a abacaxi e laranja.

A Pais Tropical é uma cerveja de corpo baixo e bastante refrescante, o amargor e as notas de malte garantem um conjunto agradável e suportam um ótimo drinkability.

Para a harmonização, além do conjunto de sabores e aromas, temos o conceito da cerveja. Portanto vale a pena buscar algo que remeta a todo este clima de verão e tropicalidade que a cerveja buscar exaltar.

Minha sugestão é harmonizar com picanha em iscas grelhada com abacaxi. Iremos trazer a harmonização por semelhança tanto pelas notas frutadas quanto pelas notas de malte.

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #279… Pais Tropical

  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Acho que a Oedipus já apareceu aqui, não?
    Provei a Mannenliefde, era boa.
    Eles tem vários nomes engraçadinhos pras cervejas.
    A göse se chama salty dick hahahaha
    Onde vc conseguiu essa garrafa?
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Eu não lembro de ter provado outras cervejas desta marca…. acho que foi a primeira.
      Esta garrafa eu recebi pelo clube WBeer / Wine…. eu nem sei mais o nome certo …. rsrsrsrs

      Achei a proposta bem interessante, e vou dar uma olhada se encontro outros rótulos para provar. Se manterem a qualidade que encontrei neste, valerá a pena

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*