Esta semana iremos visitar uma cerveja que faz uma contradição, uma cerveja holandesa chamada Pais Tropical.
Esta cerveja é produzida pela cervejaria Oedipus, localizada em Amsterdam na Holanda. A história da cervejaria começou em 2009 pelos amigos Alex, Paul, Sander and Rick, que já tinham experiências anteriores em bares conhecidos nos EUA.
Em 2010 e 2011 eles começaram a produzir cerveja como caseiros e a participar de festivais levando a sua própria cerveja, e com isso aprenderam sobre os insumos e testaram suas receitas.
A primeira cerveja de linha da cervejaria, chamada Mannenliefde, foi criada em 2012. E em 2013 a cervejaria fez um crowdfunding para seu primeiro local fixo no centro de Amsterdam e em 2015 eles efetivamente tiveram a inauguração da cervejaria e do brewpub.
País Tropical
Dados Técnicos:
Cerveja: Pais Tropical
Estilo: Session IPA
Teor: 4,5%
País de origem: Holanda
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75
A cerveja se apresenta em tom amarelo claro, brilhante e cristalina. A espuma é abundante, muito persistente, porém as bolhas não apresentam uniformidade.
O aroma é um reflexo direto do nome da cerveja, notas frutadas e tropicais. Podem ser percebidas notas de nêspera, pêssego e abacaxi. Em segundo plano encontramos leves notas herbais frescas e uma suave percepção de malte.
Ao provarmos a Pais Tropical vemos que se trata de uma cerveja de corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas herbais e o amargor ganham mais destaque, acompanhadas por notas frutadas de pêssego e casca de laranja. O amargor é apresentado mediano, mas bastante persistente e pautados pela percepção de casca de laranja.
O aftertaste traz o amargor em destaque, notas levemente cítricas e frutadas, persistente e agradável. O frutado segue suave mas presente por um bom tempo, remetendo a abacaxi e laranja.
A Pais Tropical é uma cerveja de corpo baixo e bastante refrescante, o amargor e as notas de malte garantem um conjunto agradável e suportam um ótimo drinkability.
Para a harmonização, além do conjunto de sabores e aromas, temos o conceito da cerveja. Portanto vale a pena buscar algo que remeta a todo este clima de verão e tropicalidade que a cerveja buscar exaltar.
Minha sugestão é harmonizar com picanha em iscas grelhada com abacaxi. Iremos trazer a harmonização por semelhança tanto pelas notas frutadas quanto pelas notas de malte.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Fala Guzzon!
Acho que a Oedipus já apareceu aqui, não?
Provei a Mannenliefde, era boa.
Eles tem vários nomes engraçadinhos pras cervejas.
A göse se chama salty dick hahahaha
Onde vc conseguiu essa garrafa?
Abraço!
Grande Daniel,
Eu não lembro de ter provado outras cervejas desta marca…. acho que foi a primeira.
Esta garrafa eu recebi pelo clube WBeer / Wine…. eu nem sei mais o nome certo …. rsrsrsrs
Achei a proposta bem interessante, e vou dar uma olhada se encontro outros rótulos para provar. Se manterem a qualidade que encontrei neste, valerá a pena
Abç
Guzzon