Muitas vezes quando se pensa em harmonização existe a falsa percepção que se trata de unir pratos complexos com cervejas complexas. A harmonização esta muito mais focada em encontrar combinações que façam sentido, quem criem uma experiência onde a comida e a bebida tragam uma percepção diferente, e melhor, do que os itens em separado. Dito isto, pratos simples podem funcionar tão bem quanto pratos complexos se o foco for observar a interação em comida e bebida.
Biota Da Flor Do Urucum
Dados Técnicos:
Cerveja: Biota Da Flor Do Urucum
Cervejaria: Zalaz
Estilo: Saison
Teor: 6,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75
Aparência: Cerveja em um tom amarelo clara, próximo a um tom palha mais forte. Espuma de bolhas pequenas e boa formação e persistência.
Aroma: No aroma a percepção acética suave, seguida por notas frutadas que remetem a frutas amarelas e frutas de caroço. Em segundo plano um toque herbal discreto e perfumado.
Paladar: Cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma presença de acidez intensa como cartão de visitas, logo acompanhada por notas frutadas e um toque selvagem. Em segundo plano temos um frescor herbal.
Aftertaste: A acidez continua presente no aftertaste e as notas herbais ganham destaque, assim como a percepção de frescor. A cerveja traz um encerramento limpo e refrescante.
Harmonização: Para a harmonização trouxe cogumelos shitake recheado, onde usaremos gouda, tomate, cebola roxa e cobertura de parmesão. Esta opção de recheio busca reforçar o umami do cogumelo com os tomates e parmesão e um doce amanteigado com o gouda, e iremos agregar o selvagem da cerveja a esta percepção de umami.
Prost!
Fabrizio Guzzon