Para fechar esta sequência de cervejas da Prússia trouxe a cerveja mais intensa do meu pacote, uma imperial Stout. Aqui vemos que a cervejaria conseguiu navegar bem desde os estilos de entrada até os rótulos mais extremos. E como em toda a última coluna do mês vamos trazer uma harmonização factual que possa destacar ainda mais as notas da cerveja.
Hypnos Series
Dados Técnicos:
Cerveja: Hypnos Series
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo: Imperial Stout
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00
Aparência: Cerveja preta e brilhante, completamente opaca. Espuma em tom bege, cremosa e com boa formação.
Aroma: Notas de café e Baileys ocupam o primeiro plano do aroma, logo seguido por notas de caramelo, torrefação, cacau e madeira, podemos notas ainda uma suave presença de menta bastante efêmera.
Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas de café, capuccino e madeira acompanhadas por uma textura licorosa, em segundo plano as notas de torrefação e o amargor de tosta surgem acompanhadas pelo aquecimento alcoólico.
Aftertaste: O aftertaste apresenta um equilíbrio delicado entre as notas de café, capuccino e madeira e as notas com tom resinoso e pinho vindos do lúpulo, o amargor se mantem discreto com notas de torrefação.
Harmonização: Para a harmonização iremos trazer um prato tão intenso quanto a cerveja, um ossobuco na cama de polenta. Iremos nos aproveitar do teor alcoólico da cerveja para contrapor a untuosidade da carne e deixar as notas de café e madeira reforçarem seu sabor intenso.
Prost!
Fabrizio Guzzon