Algo que existe e talvez devesse ser ainda mais praticado é o fortalecimento do ecossistema das cervejas artesanais. Uma cervejaria não existe sozinha, ela depende da interação com o público, com os bares e com as demais cervejarias. Fruto destas relações são as cervejas colaborativas entre duas ou mais cervejarias ou com bares, mas neste caso temos uma cerveja fruto da colaboração entre a cervejaria e uma escola com foco em cervejas, o ICB.
Sweet Stout
Dados Técnicos:
Cerveja: Sweet Stout
Cervejaria: Cervejaria Prussia
Estilo: Sweet Stout
Teor: 4,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75
Aparência: Líquido completamente preto e fechado. A espuma se forma em tom bege e bastante breve.
Aroma: No aroma as notas de café ocupam o primeiro plano, seguido com uma leve presença de grãos tostados. Em segundo plano encontramos um perfil mais adocicado que remete a chocolate ao leite.
Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação medianos. Enquanto que no paladar temos notas de café, tosta, cacau e um fundo de caramelo e chocolate ao leite.
Aftertaste: O aftertaste ainda agrega um leve amargor de tosta ao leve dulçor de chocolate ao leite, colocando as notas de café em segundo plano.
Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é uma fatia de bolo gelado de chocolate, o amargor e notas de café da cerveja irão contrapor o dulçor da sobremesa enquanto que a percepção do chocolate e caramelo serão colocadas em maior evidência.
Prost!
Fabrizio Guzzon