Boa Cerveja-Feira #505… Superego

Curiosamente o conceito de superego, um dos três aspectos da consciência humana, pode ser interpretado como: “O superego é a instância psíquica que se forma a partir do ego e consiste no conjunto dos valores morais e culturais. Basicamente, a função do superego é conduzir o ego levando em consideração aquilo que é moralmente aceito. Por isso, o superego tem uma função de censura e atua sobre a noção do que é certo e do que é errado”

Curiosamente a cerveja coloca de lado as amarras sociais para apresentar um exemplar extremo, tanto em álcool quanto em características sensórias e, talvez, justamente por isso consiga entregar uma experiência que apesar de extrema é agradável e equilibrada.


Superego

superegoDados Técnicos:

Cerveja: Superego
Cervejaria: Suricato
Estilo
: Triple NEIPA
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473
Nota: 4,25

 


Aparência: cerveja amarela intensa, turva e com espuma branca de boa formação, bolhas pequenas e uniformes e persistência mediana.

Aroma: No aroma as notas cítricas protagonizam a experiência trazendo percepção de manga, maracujá, nectarina e bergamota. Em segundo plano uma leve presença herbal.

Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas cítricas de maracujá e casca de laranja acompanhadas por um toque frutado de manga. O amargor trazendo um perfil herbal e cítrico com intensidade alta, mas limpo e equilibrado.

Aftertaste: O aftertaste traz um prolongamento das notas cítricas que pode ser confundido com um leve toque azedo, com amargor herbal ainda bastante marcante e aqui sentimos o aquecimento alcoólico da cerveja se fazendo presente.

Harmonização: Mesmo sendo uma Hazy este rótulo nos apresenta amargor e notas cítricas que o aproximam muito a uma IPA clássico, ou Imperial IPA clássica. Neste sentido minha sugestão é harmonizarmos com um lanche de rosbife com queijo e picles onde iremos buscar salientar o sabor da carne e usar o picles para dar um incentivo a leve percepção de acidez da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon