La Sorciere, Trem Bão e as boas sacadas da Cervejaria Urbana.

design_cerveja_topo_1

Dessa vez o tema são duas artes de uma cervejaria que investe em rótulos provocantes e criativos: a paulistana Urbana. As recentes La Sorciere, Belgian IPA com 7% de teor alcoólico, e a Trem Bão, uma Saison IPA em parceria com Wäls, tiverem o esforço de várias mãos e cérebros no desenvolvimento dos materiais gráficos.

O Alexander Braceiro, da  Frix Propaganda, explicou que o processo de impressão dos rótulos é feito em uma máquina modular utilizando BOPP (trata-se de um tipo de papel e não tem nada a ver com o filme Tropa de Elite), tinta UV  (tinta ultravioleta, ideal para o tipo de papel utilizado) e verniz fosco (que gera o brilho). Todos esses materiais e técnicas de impressão são adequados a rótulos que não estragam com água.

Fernando Pieratti Bueno, que criou a ilustração para a La Sorciere, nos disse que a cerveja “foi inspirada em uma vizinha da antiga sede da Cervejaria Urbana, que era mãe de santo. O termo em francês mais próximo – língua escolhida por se tratar de uma Belgian IPA – se tornou nome do produtoA ilustração em 2D, cuidadosa e econômica na seleção de cores, é alusiva à escola Belga, cujos rótulos inspiram elegância e simplicidade.”

la_sorciere_2_garrafas

Cervejeja La Sorciere, com e sem a Bruxa, dependendo da temperatura da garrafa.

A La S​​orciere foi uma cocriação entre a Frix e Pieratti. A Agência adicionou a ideia da Bruxa sumir e aparecer do rótulo, utilizando a aplicação de uma tinta especial, chamada termo-crômica.

A cerveja Trem Bão foi desenvolvida em parceria com a Wäls, produzida pela Blondine e mescla escolas diferentes utilizando maltes belgas e lúpulo francês. O Alexander explicou como foi o processo de desenvolvimento do rótulo:

“Na Frix não trabalhamos exatamente em duplas de criação, às vezes são 3 ou 4 pessoas para um brainstorm, incluindo um Diretor de Criação. Analisamos as características da cerveja para qual vamos criar o rótulo, depois possíveis associações e com isso vão surgindo nomes. Filtramos essa long list selecionando os 3 melhores. Então partimos para definir qual será o estilo de ilustração que mais se adéqua ao briefing, ao estilo da cerveja e ao nome criado.”

ilustra_trem_bao

 

“Antes do processo final temos o rafe, onde vamos brevemente ilustrar a ideia, uma etapa que podemos descartar algum dos nomes por não ficar bacana no papel e selecionar outro. Nessa etapa podemos ver claramente as ideias que tem futuro, que chegarão em um belo rótulo.”

 “Entregamos cerca de três opções de nomes e estilos gráficos diferentes, assim criamos um trabalho bem consistente para o rótulo.”

trem_bao_3_garrafas

“Bom! Aqui criamos assim, apesar de ter um processo que já é pré definido pelo mercado, muitas vezes, até o atendimento participa do brainstorm.”

E pelo que vemos, funciona mesmo Alexander. Obrigado pela colaboração!