Boa Cerveja-Feira #489… Finito Vinho Quente

Na semana passada conhecemos uma cerveja na qual o uso do adjunto era evidente ao final e hoje vemos uma receita que a presença dos adjuntos surge no início, mas depois uma leitura muito interessante que alinhada com o esperado para o estilo. Vale a comparação pois ambas usam de adjuntos e ambas se valem de uma proposta que aproxima a experiência de outra bebida alcoólica e ambas são bem sucedidas. Isso reforça a ideia da versatilidade na produção de cervejas e que o uso de adjuntos não precisa ser para buscar um extremo na cerveja.


Finito Vinho Quente

Finito Vinho QuenteDados Técnicos:

Cerveja: Finito Vinho Quente
Estilo: Barley Wine
Teor: 9,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja em tom castanho bastante escuro, pendendo para o negro. A espuma se forma com boa qualidade e uma boa persistência.

Aroma: No aroma as notas de especiarias ocupam o primeiro plano, com notas de canela, cravo. Logo percebemos a presença de um leve frutado que remete a abacaxi em calda, maças e um leve cítrico. Somente em segundo plano encontramos a presença de notas de toffe, caramelo e um tostado muito suave.

Paladar: Corpo média e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar as notas de tosta, toffe se equilibram com as especiarias. As notas de maça e abacaxi se tornam coadjuvantes discretos e o final ainda trás um suave amargor de tosta que remete a café e madeira.

Aftertaste: No aftertaste reencontramos o equilíbrio entre todas as notas apresentadas, os condimentos com tosta e toffe ainda são protagonistas, mas temos uma presença de maça e um leve dulçor que suavizam estas percepções.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos aproveitar do uso bem feito dos adjuntos. Minha sugestão é harmonizarmos com um prato comum nas festas juninas, o pão com carne louca. Vamos agregar todas as notas de condimentos e frutas ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon