Boa Cerveja-Feira #448… Fullers Imperial IPA

Provar uma cerveja pode ser um simples ato de beber, assim como é possível acumular diversas camadas sobre este ato. O conhecimento literário a respeito da produção, estilos, escolas e insumos, a conhecida ‘hora copo’ em busca de referências, a avaliação estruturada. Dentre estas diversas camadas, talvez o conhecimento mais acadêmico seja um ponto de inflexão para quem quer se aprofundar. Entender a construção do estilo India Pale Ale na Inglaterra é fundamental para entender este rótulo e como ele é distante das IPA que temos no mercado hoje.


Fullers Imperial IPA

Fullers Imperial IPADados Técnicos:

Cerveja: Fullers Imperial IPA
Estilo: Imperial IPA
Teor: 10,5%
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, opaca com espuma em tom creme, boa formação e baixa duração.

Aroma: Aroma rico, trazendo notas herbais e terrosas com percepção de toffe, caramelo e biscoitos. Em segundo plano encontramos notas de madeira, suave licoroso

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas intensas de herbal que pautam o amargor, madeira e toffe, acompanhadas pelas notas terrosas e uma percepção crescente de alcoólico. Em segundo plano notas de tosta e biscoitos e leve caramelo

Aftertaste: No aftertaste temos uma crescente percepção de madeira e herbal com amargor persistente e aquecimento alcoólico perceptível.

Harmonização: Para este rótulo iremos buscar um prato que acompanhe a intensidade da cerveja, minha sugestão é harmonizarmos com carne de panela. Este clássico nacional é intenso tanto por usar carnes mais fortes quanto pelo preparo, iremos agregar todas as notas herbais e madeira para o sabor da carne enquanto que o alcoólico irá contrastar a gordura do prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon