Algumas cervejarias abraçam uma temática e a tornam uma referência nas decisões, o caso da Japas é um exemplo onde a temática guia as escolhas de identidade visual, rótulos, estilos, adjuntos, nomes e tudo que envolve a criação das cervejas. Criada em 2014 a cervejaria mantido uma regularidade invejável na qualidade dos rótulos lançados, e talvez um dos pontos mais marcantes seja a identidade visual das latas, todas apresentam uma arte de cair o queixo.
Taiyaki
Dados Técnicos:
Cerveja: Taiyaki
Estilo: Pastry Imperial Stout
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25
Aparência: Cerveja fechada e preta, com espuma espessa e cremosa em tom marrom e bastante persistente.
Aroma: Notas de chocolate ao leite, percepção de tosta e caramelo e ao final uma suave presença de baunilha. Em segundo plano percepção licorosa e um suave herbal.
Paladar: Corpo alto e aveludado, carbonatação meia baixa. Enquanto que no paladar a percepção licorosa surge em primeiro plano acompanhada de notas de chocolate, tosta, caramelo e um suave amargor de torrefação. Em segundo plano notas de café e suave herbal
Aftertaste: No aftertaste as notas de chocolate perdem espaço para as notas de torrefação, o amargor segue persistente e uma leve picância pode ser notada.
Harmonização: Para a harmonização iremos trazer uma opção cultural, como a cerveja é baseada em um doce usaremos outro doce na harmonização. Minha sugestão é harmonizarmos com Dorayaki com o recheio tradicional de anko, buscando ressaltar a presença deste tanto na cerveja quanto no doce e deixando as notas de chocolate e baunilha complementar o paladar.
Prost!
Fabrizio Guzzon