Boa Cerveja-Feira #327… Cosmic Revolution

Esta semana vamos matar a sede da nossa nostalgia com uma animação que garante tanto no visual quanto no roteiro uma ótima qualidade, assim como a nossa cerveja, a Cosmic Revolution.

Este rótulo é uma produção em conjunto das cervejarias Satélite e Guerrilha. E se trata de uma Wee Heavy envelhecida em barris de amburana. E as vezes uma revolução, seja cósmica ou nas ruas, é bem-vinda.

Na indicação de hoje vamos voltar a algumas séries que tenho acompanhado e esta tem uma atratividade especial, pois é baseada em uma série de jogos, o Castlevania.

Os jogos lançados inicialmente na década de 80 seguem com lançamentos regulares até os dias de hoje. A série por sua vez é baseada no arco do jogo Castlevania 3 de 1989 e o roteiro foi escrito pelo conhecido autor de HQ Warren Ellis.

A animação tem uma abordagem adulta e abusa graficamente nas cenas violentas, mas sem pender para o exagero. O roteiro é bem amarrado e apesar de ser uma série curta consegue ter espaço para desenvolver os personagens, deixando claro suas motivações e como eles evoluem no decorrer da trama.


Cosmic Revolution

Cosmic RevolutionDados Técnicos:

Cerveja: Cosmic Revolution
Estilo: Wee Heavy
Teor: 10,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,50


Ao servirmos a Cosmic Revolution encontramos uma cerveja castanho escura, com nuances vermelhos. A espuma bege tem baixa formação, mas mantem um alo nas laterais do copo.

No aroma encontramos caramelo, toffe e notas de canela provenientes do envelhecimento em amburana. Em segundo plano temos um cenário repleto de aromas de madeira, baunilha, suava tosta e somente no final uma leve presença alcoólica.

No palato a Cosmic Revolution apresenta corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar encontramos a potência esperada de uma Wee Heavy, com notas de malte tostado, caramelo e madeira. Já em segundo plano por notas de licorosas e percepção de canela que são um deleite sensorial.

No aftertaste temos a intensificação das notas de canela, baunilha e um suave toque de defumado, aliado as notas de caramelo que aqui são muito discretas.

A Cosmic Revolution é uma das cervejas que eu poderia usar de exemplo em como o uso de envelhecimento de madeira pode agregar em aromas e sabores de maneira única. E aqui saímos da zona de conforto do uso de barris de whisky em RIS e vamos para o uso de uma madeira nacional que traz notas únicas a cerveja, criando uma Wee Heavy simplesmente incrível.


Na harmonização desta cerveja seria um desperdício não se aproveitar de todas as notas agregadas pelo envelhecimento em amburana.

Minha sugestão é harmonizarmos com língua espanhola. O prato é feito com base em língua bovina marinada em especiarias como canela e noz moscada fatiada em finas fatias. Nossa intensão aqui é trazer uma carne de sabor mais pungente para não ser apagada pela cerveja ao mesmo tempo que as notas de especiarias, principalmente canela, serão destacadas.

Prost!

Fabrizio Guzzon