Boa Cerveja-Feira #246…. Bendita Sour

Se na semana passada azedamos a coluna com uma Catharina Sour, hoje vamos azedar com uma Berliner Weisse com frutas, a Bendita Sour.

Esta Berliner Weisse é produzida pela Cevada Pura de Piracicaba. Tive a oportunidade de conhecer a cervejaria este ano e para tiver a oportunidade vale a pena. Apesar de ser majoritariamente uma fábrica e ter o espaço restrito por estar praticamente no centro de Piracicaba o local ainda oferece uma praça de consumo com chopp servido na hora, por vezes food trucks e souvenires como camisetas e bonés.

Esta Berliner foi lançada em conjunto com mais três cervejas. Uma Nitro Stout chamada Nanquim, uma American Sour chamada 2-be Galaxy e uma Imperial Gose chamada Danke.

Bendita Sour

Bendita SourDados Técnicos:

Cerveja: Bendita Sour
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 3,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

A Bendita Sour é uma cerveja em tom palha claro e levemente opaca. A espuma se mantém bem formada e bastante persistente.

Já no aroma podemos notar o aroma acético, com percepção frutada e herbal. Em segundo plano um suave cítrico que se mistura com o frutado, remetendo a acerola.

Ao provarmos notamos que a Bendita Sour apresenta corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que o paladar trás notas ácidas e frutadas bastante equilibradas. A acidez é equilibrada com o dulçor de pitaia e leve notas cítricas de acerola.

O aftertaste se inicia com leve azedo, mas logo as notas frutadas ganham espaço juntamente com o dulçor frutado e final seco.

A Bendita Sour é uma cerveja bastante equilibrada entre a acidez e o dulçor frutado, contudo fecha de forma seca e bastante refrescante.

Para a harmonização, vimos na última coluna que podemos usar uma opção doce. Da mesma forma vou usar esta característica para guiar a escolha.

Minha sugestão é harmonizar com chips de cenoura com alecrim. Apesar de ser um prato salgado a cenoura ainda trás um certo dulçor que irá reforçar a percepção de dulçor da cerveja, enquanto que usamos o alecrim para alavancar o toque herbal da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon