Boa Cerveja-Feira #321… Black Dragon

Esta semana iremos aplicar nossos conhecimentos dracônicos ao processo de defumação com a Black Dragon.

A cerveja desta semana e uma produção da The Beast Beer, uma cervejaria cigana que usa a planta da Way para produzir e pelo que vi, se trata de um lote encomendado pelo Clube do Malte.

E para fechar as indicações de atividades para o isolamento, vou falar de algo que vejo muita gente fazendo, inclusive os patronos do beercast, e mesmo sem ter participado AINDA, vou indicar.

Em tempos de isolamento, alguns podem estar acompanhados enquanto outros estão sozinhos, e existem vários aplicativos que permitem que vocês realizem reuniões para conversar, rever as pessoas, jogar conversa fora. É quase como um balcão de bar virtual, mas com a desculpa que a conexão caiu quando seu parceiro falar para você sair.

Alguns destes aplicativos são:

Zoom

Teams

Google Meet


Black Dragon

Black DragonDados Técnicos:

Cerveja: Black Dragon
Estilo: Smoked Porter
Teor: 7,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,25


Cerveja negra, quando colocado contra a luz ainda permite observarmos reflexos marrons. A espuma bege clara se mantém persistente por algum tempo e apresenta boa formação.

No aroma somos apresentados à notas defumadas discretas, que curiosamente não remetem a bacon e sim a copa e carne curada, são mais discretas. Além das notas defumadas temos as notas de café expresso, cacau e cappuccino compondo o cenário do aroma. Em segundo plano ainda temos suave percepção de melaço de cana e rapadura.

Ao provarmos a Black Dragon se mostra uma cerveja de corpo médio e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas de cacau, cappuccino e café fresco em primeiro plano, as notas de defumação são muito discretas e surgem somente no segundo plano acompanhadas pelas notas de melaço e grãos tostados.

O aftertaste destaca ainda mais as notas de tosta e café, mantendo esta percepção suave e bastante persistente como se tivéssemos tomado um gole de café.

A Black Dragon é uma Smoke Porter que soube dosar muito bem a defumação em sua estrutura, deixando ela presente, mas sem sobrepor as notas do estilo original, se tornando somente mais um elemento na construção desta porter.


Inicialmente havia pensado em realizar a harmonização com um prato naturalmente defumado, mas como temos esta característica apresentada de maneira discreta, vamos usa-la de outra forma.

Minha sugestão é harmonizar com a torta de chocolate amargo com calda de caramelo salgado da Bem Torta. As notas de cacau e caramelo serão destacadas por similaridade pela cerveja e as notas defumadas darão uma percepção única para a sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon