Nesta semana vamos comemorar com a Hausen Bier seus 5 anos de aniversário com uma schwarzbier bem acima da média, a H5.
Esta schwarzbier é uma produção comemorativa pelo quinto aniversário da cervejaria Hausen. A cervejaria é natural da cidade de Araras, interior de São Paulo, e preza por aplicar a lei da pureza na fabricação de suas cervejas, quase todas de estilo alemão com exceção da IPA.
A H5 foi a cerveja da edição comemorativa de cinco anos da cervejaria, foi produzida com um blend de 5 maltes tostados e/ou torrados. E para melhorar ainda mais, foi envelhecida em barris de carvalho americado usando anteriormente na produção de whisky.
Toda este cuidado da cervejaria renderam a eles uma medalha de ouro no Mondial de La Biere 2018 em São Paulo.
H5
Dados Técnicos:
Cerveja: H5
Estilo: Schwarzbier
Teor: 8,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 300 ml
Nota: 4,75
Assim que servimos vemos que a H5 é uma cerveja completamente negra e brilhante, a espuma apresenta boa formação, densa, cremosa e com uma bela espuma em tom de capuccinno.
No aroma as primeiras impressões são de tosta e caramelo, mas conforme a cerveja aumenta de temperatura surgem novos aromas. Café expresso bastante fresco, notas licorosas que remetem a licor de café e um suave amadeirado que completa a personalidade forte desta cerveja.
Ao provarmos a H5 encontramos uma cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar o cartão de visitas desta cerveja é o amargor de torra mesclando malte torrado e grãos de café. Mas logo nos são apresentadas notas de café e caramelo e em segundo plano a percepção amadeirada e licorosa.
O aftertaste começa leve, com toque de café fresco, porem logo temos o retorno da percepção de madeira em conjunto com o surgimento de notas de whisky e uma leve picancia.
A H5 é uma cerveja complexa, com personalidade marcante e que nos leva a um passeio por aromas e sabores organizados de maneira primorosa.
Quando pensei nas opções de harmonização para esta cerveja, é fundamental aproveitar a potência que ela nos trás.
Por conta disto, minha harmonização foi com filé mignon com gorgonzola, desta forma usamos os nuances de madeira e café presentes na cerveja para agregar nos sabores trazidos pela carne, e a graduação alcoolica faz sua parte limpando a untuosidade do queijo.
Como acompanhamento, preparei cogumelos shitake gratinados com parmesão.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Fala Guzzon!
Cara, adorei essa cerveja. Muito boa mesmo!
E essa harmonização é sacanagem. Eu morrendo de fome outro dia de noite e vc me posta essa foto pra matar hahaha
Abraço!
Grande Daniel
Hahaha….. foto de comida é aquele sacanagem premeditada…
E a breja é muito boa, me surpreendeu pela complexidade e como ela consegue entregar sabores e aromas sem sobrepor.
Os caras da Hausen estão de parabens
Abç
Guzzon