Boa Cerveja-Feira #225…. Uma

By | 22 de junho de 2018

Esta semana iremos entender como uma pesquisa de cerca de dois com uso de insumos orgânicos gerou uma cerveja sem glutén, com a Uma.

A Uma é um desenvolvimento da Le Manjue. Poderia dizer que a Le Manjue é um restautante, mas seria simplificar.

Pelo que vi o Le Manjue é uma iniciativa com foco no orgânico, que conta com restaurante, cursos, blog e delivery. A iniciativa é bem interessante e voltada para uma alimentação saudável e equilibrada, portanto, com base neste mesmo conceito que eles desenvolveram a Uma.

Usando maltes orgânicos, incluindo o capim limão de forma primorosa e criando mais uma opção, neste caso de cerveja, com base orgânica, saborosa e ainda agregando o fato de não ter glúten.

Uma

Uma Glutén FreeDados Técnicos:

Cerveja: Uma
Estilo: Gluten Free
Teor: 4,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,00

Ao servirmos notas que a Uma se apresenta em um amarelo palha, limpida, translúcida e brilhante. A espuma é relativamente baixa, com bolhas bem pequenas, porém breve em sua duração.

O aroma apresenta notas herbais e de capim limão em primeiro plano, enquanto que em segundo plano encontramos a percepção de malte e suave notas de biscoito.

Ao provarmos podemos notas que a Uma apresenta corpo baixo e carbonatação médio alta, acompanhada de uma percepção aveludada. Enquanto que no paladar a cerveja conta com dulçor inicial com malte e notas de aveia, percepção de mate e cítrico de capim limão surgem logo depois e ganham força do decorrer de degustação.

O aftertaste é delicado, com percepção sauve de limão e dulçor de malte. A duração é pouca, sem deixar qualquer percepção residual no paladar.

A Uma é refrescante, com o capim limão como protagonista tanto no aroma quanto no paladar, mas mantendo as notas de cereais ainda presentes e equilibradas.

Para a harmonização vamos buscar algo leve e sem gluten, para salientar tanto as características sensoriais quanto o conceito usado.

Minha sugestão é harmonizar com bifum com camarões, o macarrão é a base de arroz e portante sem glúten. O macarrão em si tem um sabor muito suave, mas o toque cítrico de capim limão da cerveja irá destacar o sabor do camarão.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*