Boa Cerveja-Feira #207….Gynhattan

Esta semana vamos entender como funciona a mescla da originalidade do serrado com a identidade cosmopolita de Manhattan, com a Gynhattan.

árvore Cagaiteira

Cagaiteira

A Gynhattan é produzida pela Cervejaria Goyas, sob a marca Colombina, uma cervejaria com 14 anos de estrada fundada pela Patrícia Mercês, engenheira de alimentos que já estagiou na Hoergaarden e posteriormente contratou a sommelier Katia Jorge para dar corpo a Columbina.

A cervejaria tem realizado uma serie de cervejas com o uso de frutas típicas do serrado, no caso da Gynhattan eles optaram pelo uso da cagaita. E esta cerveja foi feita em comemoração ao aniversário de um ano do restaurante e coquetelaria Moony, um restaurante de culinária contemporânea e ambiente descolado.

Gynhattan

Colombina American WheatDados Técnicos:

Cerveja: Gynhattan
Estilo: American Wheat
Teor: 5,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos vemos que a Gynhattan se apresenta uma cerveja amarelo palha clara, opaca e com espuma branca e breve, mas com boa qualidade.

No aroma encontramos o toque floral bastante perfumado, que se aproxima de zimbro, mas provavelmente é originado do uso da cagaita, acompanhado por notas cítricas e um frutado bastante discreto em segundo plano.

Ao provarmos vemos que se trata de uma cerveja com corpo baixo e média carbonatação, enquanto que no paladar temos as notas cítricas, com amargor baixo e pautado pela percepção de casca de laranja e herbal suave que remete a capim limão, o final se apresenta levemente ácido e um pouco seco.

O aftertaste mantem o toque ácido que o final do paladar apresenta, acompanhado pela presença floral e com um suave toque frutado.

A Gynhattan é uma cerveja leve, muito refrescante e fácil de beber, o uso da cagaita traz um perfil cítrico agradável e uma aproximação às notas aromáticas do gim.

Mesmo sendo uma cerveja com uma presença aromática marcante, ela ainda se apresenta delicada e por conta disto devemos pensar em um prato que não esconda todos estes nuances.

Minha sugestão é harmonizarmos com um talharine alho e óleo com toque de alecrim, desta forma temos um prato suave mas que trás aromas que irão agregar na percepção da cerveja e destacar o floral que temos marcante nesta cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon