Boa Cerveja-Feira…. com Jenlain Or

By | 4 de setembro de 2015

Esta semana vamos falar de uma cerveja francesa com praticamente um século de vida e regida pela mesma família desde sua fundação, a Jenlain Or.

A Jenlain Or é produzida pela Brasserie Duyck, a cervejaria foi fundada por Léon Duyck em meados de 1900, e ele é tratado como o patriarca da cervejaria, já em 1960 a cervejaria é inovada por Robert Duyck vendo que o mercado demandava o produto resolveu modernizar a fabrica da família e com isso aumentar a produção.

O neto de Léon, Raymond Duyck, visualizou em 2002 que o mercado exigia mais que alguns poucos rótulos e com isso começou a trabalhar com novos rótulos para a cervejaria e programas ambientais e com isso a cervejaria se torna uma das principais cervejarias da região. E em 2013 Mathieu Duyck trouxe a visão mundial para a cervejaria e começou a trabalhar na exportação das cervejas da Brasserie Duyck.

Jenlain Or

2015.09.04 Jenlain OrDados Técnicos:

Cerveja: Jenlain Or
Estilo: Belgian Blond Ale
Teor: 8,0%
País de origem: França
Embalagem: 330 ml

Quando servimos encontramos uma cerveja de líquido dourado, opaco e com espuma baixa, mas que se agarra as paredes internas do copo.

No aroma as notas de frutas amarelas como pêssego e damasco se misturam com as notas alcoólicas. As notas de malte que remetem a mosto surgem em segundo plano.

Ao provarmos a Jenlain Or encontramos um liquido de corpo e carbonatação medianas, enquanto que no paladar as notas frutadas de damasco surgem em destaque, acompanhadas pelas notas de malte e a percepção de aquecimento causada pelo álcool.

No aftertaste o frutado perde um pouco de sua força e cede espaço para notas levemente condimentadas que trazem certa picância a boca, finalizando de forma seca e picante.

A Jenlain Or é uma cerveja com notas frutadas e álcool bastante presentes, porem com um final com picância inesperada e agradável.

Para harmonizar vamos buscar destacar as duas características mais marcantes desta cerveja, suas notas frutadas e sua final picante.

Para isso sugiro iscas de frango empanadas com curry, a carne de frango irá acompanhar e destacar as notas frutadas enquanto que o curry será encarregado de destacar o final picante da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Jenlain Or

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,
      Sim, o álcool já aparece no aroma evidente, eu até achei que seria mais presente no paladar, mas ele se manteve até que dentro dos limites que não afetam a cerveja.

      Mas 8% bem presentes mesmo de álcool.

      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Olha, certeza mesmo eu não tenho, mas vou inferir… rs
      Acredito que seja para explicar que a cerveja não é “simples”… e pela quantidade de álcool e corpo, não é para mater a sede mesmo… rsrs
      Depois verei se acho um histórico dos rotulos, para ver se é desde sempre esta anotação.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    E aí Guzzon!
    Essa não bebi ainda, mas tenho uma experiência bipolar com essa cervejaria.
    A Ambrée quando tomei curti, achei bem boa. Já a Blonde odiamos. Não sei se era o lote, a garrafa, mas tava horrível, não conseguimos terminar.
    Preciso provar outra deles pra dar o tira-teima hehe
    E essa harmonização me fez decidir o cardápio do fim de semana: buffalo wings (feito com peito e não asa) no molho picante e molho de gorgonzola pra acompanhar. Quem sabe eu jogo um curry no empanado pra dar uma picância diferente.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Essa Strong é bem interessante… é uma boa cerveja e o final picante tira ela no meio comum, se não fosse isso ela seria uma Blond mediana.

      E bufalo wings de peito com molho picante é uma ótima opção…. eu vou me virar com encontro da confraria no Villas… uma dia inteiro de churrasco e chopp artesanal… rsrs

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*