Boa Cerveja-Feira…. com IndHed American Pale Ale

Esta semana iremos falar de um Pale Ale que pode ser considerada globalizada, um estilo originalmente inglês, mas feito com maltes belgas e lúpulos norte americanos e produzida no Brasil, a IndHed American Pale Ale.

E a primeira curiosidade é que a IndHed não é uma cervejaria, é somente uma marca que foi criada pelos sócios João Francisco Hack e Eduardo Andrade, que nos happy hours da sua empresa de branding brincaram sobre ter uma cerveja deles e essa idéia ganhou cada vez mais força em suas conversas até que eles entraram em contato com a Cervejaria Imaculada para que ela produzisse a cerveja.
2014.10.17 IndHed American Pale Ale Embalagem
O design ficou por conta dos sócios e sua empresa de branding e para mim, ficou muito bom. Tanto o conceito de rotulo de fundo transparente na garrafa quanto à embalagem em papel com o mesmo desenho, só estes pequenos detalhes já valorizam visualmente a cerveja e faz a cerveja se vender para você, a parte boa é que a qualidade não para no visual, o liquido acompanha o nível de qualidade e a cerveja é muito boa.

O curioso é que inicialmente a cerveja foi feita para comemorações da empresa e para os clientes, mas em pouco tempo começaram a surgir pessoas querendo saber como comprar a cerveja e a produção aumentou, assim como a distribuição e o que nasceu como uma cerveja conceito para atender uma necessidade pontual de uma agência, se tornou uma marca de cerveja reconhecida pela qualidade e enviada para o Brasil inteiro.

IndHED American Pale Ale

2014.10.17 IndHed American Pale AleDados Técnicos:

Cerveja: IndHED American Pale Ale
Estilo: American Pale Ale
Teor: 6,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml

Ao servir encontramos um liquido âmbar claro, turvo e de cor uniforme com uma espuma levemente bege com boa formação e persistência.

O aroma é marcado inicialmente pelas notas de lúpulo cítrico que traz a memória grappefruit e até mesmo laranja, em segundo plano o malte traz discretas notas de biscoito.

Ao provarmos encontramos um liquido leve e boa carbonatação enquanto que no sabor a presença do lúpulo cítrico com notas de grappefruit e laranja é ainda mais perceptível e acompanhada de um amargor mediano que segue ganhando força no aftertaste juntamente com as notas cítricas e fechando de maneira refrescante.

Esta é uma cerveja saborosa e equilibrada, com notas cítricas e de malte muito bem combinadas.

Para este rótulo eu buscaria uma harmonização que salientasse os traços da cerveja, o malte e a citricidade, com uma carne branca, porem mais forte. Então sugiro pato com laranja, onde a carne terá sabor o suficiente para não ser encoberta pelas notas da cerveja e as notas cítricas tanto o prato quanto da cerveja irão de completar.

Prost!

Fabrizio Guzzon