Aproveitando a ultima semana do mês vamos colocar a lenha para queimar, ver a fumaça subir e provar uma cerveja de trigo defumada, a Fumacê.
Lançada no final de ano passado pela Burgman, a Fumacê é uma cerveja que usa como base uma receita polonesa com uso de malte de trigo defumada. Seu objetivo era ser uma opção para as ceias de natal e ano novo, porem, isso não nos impede que prová-la fora desta época.
Já a Burgman é uma cervejaria relativamente nova, fundada em 2010 na cidade de Sorocaba iniciou com uma linha bastante conservadora, mas hoje com as panelas sob a tutela do mestre cervejeiro Alexandre Sigolo apresenta rótulos como Cosmonauta, IPA HOP, Working Class e até mesmo a Fumacê que vamos falar serem lançados, mostrando que a cervejaria mantém seus rótulos clássicos sem abrir mão das inovações
Fumacê
Cerveja: Fumacê
Estilo: Smoke Beer
Teor: 5,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
A Fumacê apresenta um líquido castanho acobreado, translúcido com espuma branca de bolhas pequenas e boa persistência.
No aroma o inicial é pautado pelas notas defumadas que remetem a ramón ou copa defumada, seguido de um leve frutado com notas de banana e especiarias como cravo.
Ao bebermos encontramos uma cerveja leve e com alta carbonatação, enquanto que no paladar as notas de malte e defumado são equilibradas, seguidas de notas frutadas mais discretas.
No aftertaste o defumado e uma leve adstringência são o destaque, seguindo das notas de malte leves e persistentes.
Encontramos na Fumacê uma cerveja leve, com notas de defumado equilibradas e muito bem inseridas e sem perder as características refrescantes de uma weiss.
Para harmonizar vamos buscar um prato que traga notas defumadas que reforcem esta qualidade da cerveja.
Minha sugestão é costela de porco ao barbecue no forno a lenha. Apesar de ser um prato de preparo simples, o principal fator é a paciência.
Para o preparo usamos somente a ripa da costela suína, o pedaço que tem o osso, e temperamos com sal, alho, cebola, tempero de limão, pimenta preta, pimenta chilli e pimenta cayenne.
Depois cobrimos a peça com molho barbecue, que pode ser o caseiro ou o industrializado. O mais importante é garantir que a costela inteira seja coberta.
Fechamos a costela no papel alumínio e levamos ao forno a lenha por cerca de três horas, e é aqui que entra a paciência… Se tirar antes da hora a carne não estará soltando do osso como queremos.
Depois de finalizado, as notas defumadas que estarão impregnadas na carne serão destacadas pela cerveja, e a pimenta do molho irá reforçar as notas de condimento da cerveja ao mesmo tempo em que serão controladas pela rescência da cerveja.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Grande Guzzon,
Cara a renovação da Burgman é uma coisa fantástica, só coisa boa está saindo de lá e essa harmonização com um belo passo a passo matou a pau mesmo!
Grande Luquita!
Sim, eles estão saindo com ótimas cervejas, comprei uma red ale deles esta semana com adição de uma fruta que não lembro o nome.
Devo provar este feriado para ver como ficou.
Quem sabe não fazemos uma costela dessa no Villas um fds?
Abç
Guzzon
experimentei essa faz um tempo e achei muito boa, mesmo não sendo muito fã de smoked.
Burgman acertou legal nessa
E a harmonização Guzzon, foda demais, acho que casa perfeito.
Abraço
Grande Vini!
Essa Smoke Weiss tem o defumado mais leve, tanto que para mim nem lembrou bacon, ficou mais leve… algo como ramón ou copa e a refrescancia da weiss ainda esta presente.
Se você normalmente não gosta de defumadas e gostou dessa, então acho que tivemos a mesma percepção da cerveja.
E essa harmonização eu já tinha planejado… deixei a cerveja na geladeira mais de um mês até bater um final de semana para fazer a costela.
Abç
Guzzon
Lindo passo a passo Guzzon!
Valeu Anselmo!
Vamos ver quando vocês quiserem fazer um programa no La Maison, eu levo uma dessa para o final da gravação.
Abç
Guzzon
Caramba, Guzzon!
Matou a pau com essa harmonização e a forma como foi apresentada. Sou obrigado a tentar fazer essa receita em casa logo.
Pena que não tenho forno à lenha, mas acho que um pouco de fumaça líquida ou em pó ou até um molho chipotle podem compensar a falta da madeira do forno, não? Apesar que o próprio barbecue já leva um pouco de defumado.
E se eu encontrar essa cerveja no mercado aqui vou provar. A linha da Burgman tem rótulos muito bonitos. Tomei por enquanto a Cosmonauta somente, mas quando eu diminuir meu estoque em casa vou atrás de outras deles.
Abraço!
Grande Daniel,
O molho de chipotle ou barbecue vão trazer a sensação de madeira/fumaça. Eu diria que o principal é o tempo no forno usando papel aluminio para não queimar a carne. Ainda vou fazer uma tentativa usando aqueles sacos culinários de celofane, o papel aluminio acaba deixando parte do molho vazar…
E as brejas da Burgman tem me agradado bastante, a Fumacê estava muito boa, a Cosmonauta que você comentou tambem achei muito boa… a IPA HOP deles tambem vale a pena conhecer. A linha tradicional que acho bem na média.
Abç
Guzzon