Na linha do cast que eu participei com o pessoal do beercast, esta semana vou falar de uma cerveja nacional, com nome em inglês e com toques defumados adicionados ao estilo, a Barco Kings & Queens.
A cervejaria Barco não é exatamente como uma cervejaria nos moldes que conhecemos, na verdade é uma reunião de cervejeiros com um propósito em comum que segundo o lema da cervejaria é valorizar a amizade a reunião entre amigos, e é neste sentimento de reunião entre amigos que a cervejas são pensadas, criadas, produzidas e bebidas, e para a produção o time da Barco usa duas cervejarias parceiras, a Saint Bier de Forquilinha-SC e a Rasen Bier de Gramado-RS.
Outro ponto interessante é que a Barco é uma reunião de sete cervejeiros, todos de Porto Alegre, que criam e produzem cervejas com o selo da Barco, cada um assinando sua própria criação, no caso da Kings & Queens, ela foi produzida pelo cervejeiro Santiago Sosa Gonzáles e produzida nas instalações da Saint Bier.
Barco Kings & Queens
Dados Técnicos:
Cerveja: Barco Kings & Queens
Estilo: Strong Pale Ale
Teor: 5,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Ao ser servida a cerveja apresenta um líquido âmbar e turvo, com espuma baixa, branca e cremosa.
No aroma temos presentes as notas de malte, caramelo e um leve defumado e em segundo plano surgem algumas notas frutadas que remetem a frutas amarelas como damasco.
Ao provarmos encontramos um líquido de corpo médio e carbonatação média baixa, enquanto que no paladar temos em primeiro plano as notas de malte que trazem um leve dulçor e as notas frutadas de damasco e abacaxi, em segundo plano temos novamente as notas defumadas criando um fundo para a cerveja.
No aftertaste temos as notas de malte ganhando força e trazendo um misto de notas de caramelo e defumado, com um final seco e com amargor baixo.
Temos neste rotulo uma cerveja complexa, com personalidade marcante e pautada pelas notas de malte, defumado e frutas amarelas. O defumado coexiste com as demais notas em uma tênue linha, que se fosse ultrapassada poderia comprometer o equilíbrio da cerveja.
Para harmonizar tanto as notas frutadas quanto as notas defumadas desta cerveja podemos usar a combinação de carne e molho, assim criamos a mesma combinação que a cerveja. Então para este caso, sugiro uma tira de panceta na brasa com molho quente de maracujá.
Desta forma potencializamos tanto o sabor da panceta com as notas defumadas da cerveja quanto o as notas de frutas amarelas com o molho de maracujá.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Fiquei bem curioso com os aromas de abacaxi, damasco e defumado na mesma cerveja.
Deve ser uma explosão de sabores hehehe
Certamente vou comprar quando puder.
Abraço!
Daniel, é sim uma “explosão” de sabores, e eles conseguiram manter todos sem que eles brigassem.
Mas é um trabalho complicado, se passar um pouco deve desiquilibrar completamente.
Abç
Guzzon
A primeira cerveja da Barco que provei foi a Hot Lager, mas na época me pareceu desequilibrada. Era muita pimenta para o meu gosto. Mas o “plano de negócio” deles é bem bacana.
Anselmo, se a premissa da Barco é ter um diferencial nas cervejas eles sempre terão esse risco de passar do ponto de equilibrio…. mas como proposta é bem interessante, assim eles fojem do lugar comum e sempre buscam algo que inove no mercado.
Abç
Guzzon
Eu me interessei mais pela Barco depois de ouvir o programa dos Uzmenino, recomendo pra entender melhor a proposta deles.
Não conheço essa breja ainda mas ta na lista.
Luquita, manda um resumo da proposta. As informações que encontrei foi no próprio site deles.
E a breja é boa, diria que é uma cerveja que ficou no limite, se o defumado fosse um pouco mais forte é provável que ela perdesse a harmonia.
Abç
Guzzon
Eles reúnem cervejeiros caseiros em busca de uma cerveja de algum certo estilo ou livre e que tenha um diferencial. Ai se sua receita for aprovado eles a fazem e a pessoa recebe por aquilo a cada lote fabricado.
Enfim eles tem como proposta lançar cervejas criado por outras pessoas e de uma forma bem legal.
Bem interessante a proposta, é quase uma cooperativa cervejeira…