Esta semana iremos caminhar até o quintal, mas sem aglomerações, olhar como o mundo se comporta de cima de um Galho Seco.
Esta cerveja é produzida pela Cervejaria Tábuas, de Campinas. Que por sinal conta com um belo local para acolher seus clientes, sempre com um food truck convidado e que faz delivery! Por sinal, falamos da Boscaioli Sour no passado, uma produção conjunta da Tabuas com a Mafiosa.
Esta semana darei uma pausa nas indicações de quadrinhos, e o motivo é simples. Estamos em um momento conturbado devido a uma pandemia. E isso tem gerado um cenário de isolamento social com o intuito de proteger a população e reduzir a propagação do vírus.
Então minha dica desta semana é: quem você pode ajudar. E irei tratar fundamentalmente de quem você pode ajudar economicamente. E sim, eu acho que o isolamento social é necessário, quiçá obrigatório.
Mas você ainda consome muita coisa e se puder fazer isso no seu comercio local, nos pequenos lojistas, naquele bar de bairro que só comprou cerveja artesanal por que você ficou pedindo. Não se esqueça destas pessoas.
E pulverize suas compras em vários locais. As grandes redes de mercado vão sobreviver, pode ter certeza, assim como as grandes redes de restaurantes. Mas o pequeno mercado de bairro, o açougue, o hortifrúti, o bar que você vai na sexta à noite. Estas pessoas podem te entregar em casa e este consumo é fundamental para elas.
Quer uma dica de onde começar? Neste link tem todas as lojas que são parceiras do Beercast e ainda dão desconto para patronos.
Galho Seco
Dados Técnicos:
Cerveja: Galho Seco
Estilo: Juicy APA
Teor: 5,7 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25
A Galho Seco se apresente em tom amarelo palha e com média opacidade. A espuma tem bolhas de tamanho médio, mas com uma estabilidade invejável e longa persistência.
O aroma traz algo muito comum as cervejas da Tábuas, o frescor marcante. As notas cítricas remetem a laranja lima recém cortada e ainda agrega notas de limão e mexerica. Em segundo plano encontramos notas suaves de herbal e um frutado de frutas brancas que remetem a pera e melão.
Ao provarmos a Galho Seco encontramos corpo médio e carbonatação média alta. Enquanto que no sabor temos uma apresentação das notas cítricas de laranja, limão e tangerina equilibradas e limpas, com o amargor cítrico discreto no início, mas que ganha força no decorrer da degustação.
O que nos leva a um aftestaste fresco e limpo, com um toque cítrico discreto e persistente e com um amargor que remente a casca de laranja que segue do palato por bastante tempo, mas sem agressividade, apenas aquele lembrete de que um novo gole está por vir.
A Galho Seco nos conta uma história simples de frescor, notas cítricas e amargor médio. Mas faz isso com uma elegância ímpar, apresentando cada detalhe no momento certo e dando espaço para que todas as notas tenham seu devido protagonismo.
E trazendo isso para a nossa harmonização, devemos pensar em algo permita a cerveja manter esta elegância e todas as notas que se constroem nesta experiência sensorial.
Minha sugestão, um pouco arriscada, são camarões escalfados. O processo de cocção usado visa manter o máximo do sabor original do camarão e com isso temos a oportunidade de deixar todas as notas cítricas de limão e laranja da cerveja intensificarem o sabor do prato.
Prost!
Fabrizio Guzzon


Belo texto, Guzzon. Com muito do que as pessoas deveriam realmente valorizar neste momento de crise. Ainda não provei nenhuma cerveja da Tábuas, mas o pessoal de Campinas valoriza muito o trabalho deles.
E volte a falar dos quadrinhos, vai fazer falta.
Grande Anselmo,
Neste momento de isolamento, é importante que todos olhem para sua comunidade de busquem ajudar.
Eu trabalhei com um dos sócios da Tábuas, as cervejas deles são muito boas. Eles são mais voltados para usar mais do insumo básico e menos adjuntos, então é bom provar um estilo clássico bem feito.
E em breve retorno com quadrinhos…. em Abril devo indicar algo novo… rrsrs
Abç
Guzzon