Esta semana vamos sair do meio comum das cervejarias e vamos ligar para uma cerveja libanesa, a 961 Black IPA.
A 961 Beer surgiu no Líbano em 2007 quando seu fundador Mazen Hajjar começou a fazer cerveja em casa com seus amigos, panelas de 20 litros para suprir o interesse deles e beber cervejas melhores do que aquelas que eram vendidas nos mercados, agora coloque nesta equação o fato de que tudo isso aconteceu em um cenário de guerra.
Mas Mazen Hajjar esta longe de ser um aventureiro, antes da cervejaria e com 30 anos de idade, já havia sido fotógrafo de campo durante a guerra, banqueiro e dirigente de uma companhia aérea no Oriente Média, com isso vemos que ele era um empreendedor.
Uma curiosidade é que o nome da cervejaria, 961, se trata do código de discagem internacional do Líbano, e além disso, temos outras informações sobre a 961 no Beercast Brasil 62.
961 Black IPA
Cerveja: 961 Black IPA
Estilo: Black IPA
Teor: 6,6%
País de origem: Líbano
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75
Ao servirmos vemos uma cerveja negra, completamente opaca e com espuma de boa formação, estabilidade e persistência com coloração creme.
No aroma sentimos as notas de malte torrado, toffe e caramelo alem de notas herbais do lúpulo e em segundo plano notas de café e cacau.
Ao provarmos encontramos na 961 Black IPA uma cerveja de corpo e carbonatação médios, enquanto que no sabor percebemos o malte torrado, café e notas herbais do lúpulo com amargor limpo, bem presente e equilibrado entre suas origens na torra e no lúpulo.
O aftertaste se forma aveludado com notas de café, toffe e amargor herbal com final seco, amargo e persistente.
A 961 Black IPA é uma cerveja saborosa, equilibrada e que consegue entregar uma estrutura complexa de sabores sem atacar o paladar.
Para a harmonização vamos buscar o clássico das IPA, mas com um toque para acompanhar as notas trazidas pelos maltes torrados.
Eu proponho um hambúrguer com provolone e bacon caramelizado. Enquanto deixamos as notas de torra realçar o toque mais salgado do provolone e da carne o bacon caramelizado entra como contraponto ao amargor do lúpulo.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Fala Guzzon!
Só vim dizer que esse hambúrguer é uma baita falta de sacanagem hahahaha
Tomei uma só da 961, mas não foi essa. Lembro que era boa, fiquei curioso com essa black IPA.
Abraço!
Grande Daniel,
Esse hambúrguer eu fiz meio que de última hora, comprei o provolone e o bacon para incrementar.
A breja eh bacana, leve e com sabor.
Abç
Guzzon
961 tem um a história melhor que as cervejas na minha opinião rs. Não bebi essa dai ainda mas as demais são muito carregadas nos condimentos, difícil de beber mais de uma.
Grande Luquita,
Essa é o oposto Luquita, é bem equilibrada e até leve para uma Black IPA, dá para tomar mais de duas long necks fácil.
Se encontrar em conta em algum lugar tire a prova.
Abç
Guzzon
Guzzon, realmente a história do fundador da 961 é muito interessante. Isso somado às aventuras do Patrick é que me motivaram a convidá-lo a participar do programa. Só não sei ainda se as cervejas valem o investimento além da curiosidade. Temos nacionais tão boas quanto. Gostei da harmonização e dessa quantidade de bacon que fez sumir o hambúguer :D. Belo post, abração!
Grande Anselmo,
Não sei como esta o preço dessa breja, recebi pelo clube este mês.
Bacon nunca é demais no lanche… rsrsrs…. foi um pouco dificil empilhar tudo para a foto mas valeu… rsrs
Abç
Guzzon