Boa Cerveja-Feira…. com 961 Black IPA

Esta semana vamos sair do meio comum das cervejarias e vamos ligar para uma cerveja libanesa, a 961 Black IPA.

A 961 Beer surgiu no Líbano em 2007 quando seu fundador Mazen Hajjar começou a fazer cerveja em casa com seus amigos, panelas de 20 litros para suprir o interesse deles e beber cervejas melhores do que aquelas que eram vendidas nos mercados, agora coloque nesta equação o fato de que tudo isso aconteceu em um cenário de guerra.

Mas Mazen Hajjar esta longe de ser um aventureiro, antes da cervejaria e com 30 anos de idade, já havia sido fotógrafo de campo durante a guerra, banqueiro e dirigente de uma companhia aérea no Oriente Média, com isso vemos que ele era um empreendedor.

Uma curiosidade é que o nome da cervejaria, 961, se trata do código de discagem internacional do Líbano, e além disso, temos outras informações sobre a 961 no Beercast Brasil 62.

961 Black IPA

2016.04.29 961 Black IPADados Técnicos:

Cerveja: 961 Black IPA
Estilo: Black IPA
Teor: 6,6%
País de origem: Líbano
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75

Ao servirmos vemos uma cerveja negra, completamente opaca e com espuma de boa formação, estabilidade e persistência com coloração creme.

No aroma sentimos as notas de malte torrado, toffe e caramelo alem de notas herbais do lúpulo e em segundo plano notas de café e cacau.

Ao provarmos encontramos na 961 Black IPA uma cerveja de corpo e carbonatação médios, enquanto que no sabor percebemos o malte torrado, café e notas herbais do lúpulo com amargor limpo, bem presente e equilibrado entre suas origens na torra e no lúpulo.

O aftertaste se forma aveludado com notas de café, toffe e amargor herbal com final seco, amargo e persistente.

A 961 Black IPA é uma cerveja saborosa, equilibrada e que consegue entregar uma estrutura complexa de sabores sem atacar o paladar.

Para a harmonização vamos buscar o clássico das IPA, mas com um toque para acompanhar as notas trazidas pelos maltes torrados.

Eu proponho um hambúrguer com provolone e bacon caramelizado. Enquanto deixamos as notas de torra realçar o toque mais salgado do provolone e da carne o bacon caramelizado entra como contraponto ao amargor do lúpulo.

2016.04.29 961 Black IPA Harmoniza

 

Prost!

Fabrizio Guzzon