Boa Cerveja-Feira #549… Bock Chocolate com Pimenta

Um dos adjuntos que eu considero mais interessante, e complexo, de se usar na cerveja é a pimenta. Desde a clássica Habanero Sculpin até as nacionais que se enveredaram por este caminho encontramos cervejas que agregam um toque no sabor e olfato até outras que desafiam o público pela alta carga de ardência. Quando agregada a outros elementos podemos ter ainda mais complexidade, como é o caso deste rótulo que agrega nibs de cacau para criar novos elementos que se complementam.


Bock Chocolate com Pimenta

Bock Chocolate com PimentaDados Técnicos:

Cerveja: Bock Chocolate com Pimenta
Cervejaria: Schornstein
Estilo
: Bock
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro com alta opacidade. A espuma se forma em tom bege, com uma boa estrutura e média duração.

Aroma: No aroma as notas de chocolate e cacau ocupam o primeiro plano, seguidas por uma percepção condimentada, suave tosta e caramelo.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar o cacau é bastante presente agregando o amargor característico e trazendo ainda notas de tosta e suave condimento. Em segundo plano temos ainda a presença de malte com notas de caramelo e pão preto.

Aftertaste: O aftertaste mantem o suave amargor de cacau, porem agora uma presença crescente da pimenta trazendo uma ardência mediana, controlada e prolongada.

Harmonização: Como temos uma ardência residual bastante interessante neste rótulo, minha sugestão é harmonizarmos com uma porção de linguiça de pernil, as notas de chocolate e tosta irão salientar o sabor da carne e a ardência ao final trará um final agradável a degustação.

Prost!

Fabrizio Guzzon