Boa Cerveja-Feira #349… Urucum

Nesta semana iremos buscar inspiração das raízes da América Tropical para mostrar que o conceito de fruto nativo por ser bem mais amplo do que se imagina com a Urucum.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria Oca de São Paulo que nasceu ao final de 2019. A criação da cervejaria é pautada na biodiversidade e diversidade de culturas do Brasil, e isso se expressa no uso de insumos na confecção das cervejas.

Neste mês de novembro irei apresentar mais algumas indicações de histórias. E nesta semana irei indicar “Fábulas”.

A HQ Fábulas apresenta um universo onde os personagens dos contos de fadas, conceitualmente todos eles, estão vivendo em nosso mundo, buscando se adaptar a esta vida mundana e normal. Como se houvesse dentro da cidade de Nova Iorque uma cidade de personagens fantásticos que a população normal simplesmente não consegue enxergar.

Obviamente sobre todo este conceito é construída uma trama para criar um fio condutor para a narrativa.


Urucum

UrucumDados Técnicos:

Cerveja: Urucum
Estilo: Catharina Sour
Teor: 4,8 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


A Urucum se apresenta em um vermelho vivo, translúcido e brilhante. A espuma levemente rosada tem boa formação, mas breve duração.

No aroma notamos uma mescla de notas frutadas que remetem a morango maduro, quase passando do ponto, maracujá azedo e notas florais de hibisco. Em segundo plano encontramos notas acéticas equilibradas e que criam um pano do fundo para o aroma.

Ao provarmos a Urucum encontramos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar o primeiro impacto fica por conta da acidez com notas acéticas bastante destacada.  Logo depois conseguimos notar a presença uma composição muito delicada de notas de morango silvestre, morangos maduros, maracujá e leve floral silvestre.

O aftertaste é bastante limpo e suave mantendo a percepção de acidez breve e notas frutadas de morango e maracujá mais discretas porem persistentes.

A Urucum tem uma apresentação belíssima graças ao uso da semente que dá o nome a cerveja, o seu conjunto de aroma e sabores é equilibrado e delicado com a acidez como único ponto mais expressivo. Graças a esta composição que cativa no aroma, choca em um primeiro momento no paladar e finaliza delicada e sutil temos um exemplar com um ótimo drinkability e personalidade.


Para a harmonização, mesmo sabendo da acidez mais destacada, a Urucum tem um paladar fino e pode ser suplantada se usarmos um prato com sabores fortes.

Minha sugestão é harmonizarmos com mousse de chocolate branco. Iremos contrastar o dulçor do mousse com a acidez da Urucum e assim deixar as notas frutadas de morango e maracujá ganhem todo o destaque.

Prost!

Fabrizio Guzzon