Boa Cerveja-Feira #183…. American Pale Ale

Por | 1 de setembro de 2017

Esta semana vamos provar uma cerveja que tirou algo para ganhar, a American Pale Ale sem glúten da Lake Side.

Esta cerveja foi produzida de uma parceria entre as cervejarias Lake Side e Way, com o intuito de termos uma American Pale Ale que atenda a expectativa do público quanto a proposta do estilo e ainda assim garantir que a cerveja seja isenta de glúten.

E para entender um pouco o como, dei uma olhada nas informações sobre como foi realizada a escolha da matéria prima e o processo. A cerveja passou por um tratamento que, por meio de enzimas, garantiu a quebra das proteínas de glúten presentes nos grãos de malte. Para sua produção são usados a levedura American Ale, o malte caramelizado Crystal 60 e lúpulos Cascade, Citra e Amarillo, que também são usados no Dry Hopping.

O resultado é uma American Pale Ale onde a ausência do glúten é algo que passa desapercebido, entregando tudo que se espera de uma cerveja deste estilo.

American Pale Ale

Dados Técnicos:

Cerveja: American Pale Ale
Estilo: Glúten Free (American Pale Ale)
Teor: 5,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75

Quando servimos vemos que a cerveja se apresenta dourada e cristalina, com espuma branca porem bastante breve.

O aroma se mostra bastante suave com percepção de malte que remete a biscoito recém retirado forno e notas cítricas suaves de casca de laranja, maracujá e lima. Sabendo que uso do dry hopping esperava um aroma mais pungente, mas ainda sendo suave ele é limpo e trás todas as notas que esperamos de uma American Pale Ale.

Ao provarmos vemos que este rótulo da Lake Side é uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação, enquanto que no paladar ela se apresenta adocicada com notas de malte e laranja, equilibrado e bastante suave. Em segundo plano temos um amargor agradável, cítrico e levemente floral com intensidade mediana e bastante limpo.

O aftertaste se forma cítrico e com amargor limpo porem bastante breve.

A American Pale Ale da Lake Side é uma cerveja bastante refrescante que apresenta todas as notas que esperamos de uma APA, mas de forma mais suave, porem como as notas se apresentam limpas e todo o conjunto é bastante equilibrado a falta de um pouco de força da cerveja é irrelevante para o todo.

Para a harmonização vamos aproveitar as notas cítricas e de malte, mas respeitando o fato que esta APA é mais suave tanto em aromas quanto em sabor que a média.

Minha proposta é harmonizar com uma merluza ao forno regada com limão e alecrim, vamos aproveitar as notas cítricas da cerveja para salientar o sabor do limão que foi usado para temperar a merluza.

Merluza ao forno regada com limão siciliano e ramos de alecrim

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*