Esta semana vamos quase terminar o mês da Oktoberfest com um estilo alemão clássico que chutou para o alto a reinheitsgebot com a Don Lazaro.
Esta cerveja é produzida pela cervejaria 4 Islands, uma cervejaria dos Países Baixos fundada por três brasileiros que se conheceram nas praias do sul do Brasil, mas que mantem sua produção na Califórnia e Alemanha.
É em meio a essa miscelânea de locais de origens da cervejaria, dos fundadores, dos locais de produção que a cervejaria optou por fazer uma hefeweizen clássica, mas com adição de melão na receita.
Don Lazaro
Dados Técnicos:
Cerveja: Don Lazaro
Estilo: Hefeweizein
Teor: 4,7%
País de origem: EUA
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,00
A Don Lazaro é uma cerveja amarela clara, levemente opaca. A espuma se forma delicada e com bolhas pequenas, mas fugaz.
O aroma tras notas frutadas, que mesclam a percepção de banana e casca de melão. Ainda encontramos o perfil de fermento em destaque. Em segundo plano um perfil aromático de fruta passada que me desagradou.
Ao bebermos podemos notas que a Don Lazaro apresenta corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos um perfil ácido inesperado para o estilo, acompanhado por notas frutadas de melão e notas condimentadas muito leves.
No aftertaste encontramos notas ácidas presentes até o final, acompanhados pelo frutado de melão, puxada para casca. Um final bastante seco e levemente frisante.
A Don Lazaro tem um conjunto que esta longe de uma hefeweizen, notas ácidas, fermento muito presente e final seco. Ignorando o estilo a cerveja é interessante, mas efetivamente esta muito fora do estilo que deveria se enquadrar.
Para a harmonização, vou buscar um prato que se aproveite das notas da cerveja, mas melhor forma que seja possível, dado o perfil inesperado.
Minha sugestão é harmonizar com camarão empanado. Vamos deixar as notas ácidas e frutadas salientarem o sabor do camarão enquanto que o final seco ajuda a cortar a untuosidade.
Prost!
Fabrizio Guzzon
A cerveja do “Lima Duarte” é simplesmente ruim. Alta carbonatação e acidez excessiva. Não desceu.
Grande Luciano,
Eu fui mais benevolente com a cerveja, deixei ela no limite do aceitável.
Como uma Hefeweizen é uma cerveja ruim. Como uma Sour ou Fruit Sour ela é uma cerveja mediana.
Abç
Guzzon
Guzzon, esse é o local de origem de cervejaria mais confuso que já vi, hahaha. É um estilo que deveria fazer parte do nosso verão com mais frequência (acho que senti falta disso quando vi sua harmonização com camarão :D). Valeu pela dica!
Grande Anselmo,
Quando comecei a procurar as referências da cervejaria notei que era uma zona mesmo… rsrsrs
A proposta é legal, se falassem que é uma sour eu daria nota maior, mas como Hefeweizen ela tá errada… Eles deviam seguir a dica dos iniciantes…. se azedou chama de sour e pronto…. rsrsrs
Abç
guzzon
Hahaha… iniciante é que sabe das coisas!