Gauleses, como vamos chamar esta dádiva? – Parte 1

Fala galera, a partir de agora toda segunda-feira vocês irão encontrar aqui uma sessão com curiosidades históricas e nerdices sobre a cerveja e ainda tentarei ensinar algumas palavras difíceis, além de enriquecer o conteúdo do site!

Antes de mais nada, sou o Lucas Zurwellen também conhecido como Luquita da Galera, apelido que ganhei pelo pessoal do BeerCast, formado em Administração de Comércio Exterior. Me apaixonei por cervejas especiais em 2009 e atualmente estou fazendo o curso de Sommelier de Cerveja pelo Instituto da Cerveja Brasil.

monumento_blau_sumeria_luquita_01

Monumento Blau, Suméria.

Vamos partir do começo mas não vou falar da origem da cerveja, pois sobre isso todo mundo já está cansado de ler, irei contar um pouco de onde surgiu o nome da bebida e como ela é conhecida pelo mundo!

A cerveja data desde quando o homem vem registrando a sua história ou até antes dela mas no início obviamente não era chamada assim e era apenas o Pão Líquido, pela sua origem histórica.

desenhos_cuneiformes_luquita_01

Tábua de desenhos cuneiformes representando a cerveja.

Desenhos rupestres e símbolos primitivos datados de 6 mil anos a.C., em linguagem cuneiforme e hieróglifos, já representavam a bebida que até aquele momento era considerada sagrada. 

hieroglifos_luquita_01

Hieróglifos egípcios

Os Sumérios há 4000 a.C. tinham uma bebida chamada Sikaru. No Egito a 3400 a.C. produzia-se a Zythum dos notáveis e a de Tebas. Na China a 2000 a.C. havia uma bebida chamada de Tsiou que era feita de painço, um tipo de cereal de grãos bem pequeno.

hamurabi_luquita_01

Código Hamurabi.

As 3 bebidas tinham em comum seu tipo de produção e seus ingredientes básicos, assim como no mesmo período pelo mundo inteiro outros povoados e culturas faziam suas bebidas na mesma base do pão líquido e que podemos considerar ser as cervejas da época.

Há 4 grupos de nome* que originam todos os demais:

Ale, Øl ou Öl (pronuncia-se Oel), Olut;

Beer, Bier, Bière, Birra, Beereh, Biier, Bir, Bira, Beera;

Cerveja, Cervesa, Cerveza, Sirbisi;

E Pivo, Piwo, Pi Jiu (pronuncia-se Píjiǔ, Chinês).

Primeiro vamos ao grupo que originou a palavra que dá o nome a bebida aqui no Brasil, Cerveja:

Foi em referência a deusa Romana da colheita e fertilidade Ceres com o sufixo Vis, que significa força, que ela foi batizada de Cerevisia ou Cervisia. Isto ocorreu na Gália, atual França, pela difusão da bebida pelo povo Celta que a dera o nome latino, e derivado do gaulês, pelo qual a conhecemos hoje.

ceres_luquita_01

Estátua de Ceres no Museu do Louvre.

Esta difusão da cerveja feita pelos povos Celtas fez com que os nomes atuais utilizados mundialmente para a bebida não se diversificassem muito pois sua etimologia está ligada uma a outra.

Algumas exceções são:

Basco – Garagardoa, Coreano – Megju, Grego – Zitos, Hungáro – Sör

Curiosamente para pedir cerveja pelo mundo é bem mais fácil do que parece, veja:

Árabe – Beereh, Esperanto – Biero, Japonês – Biiru, Yddish – Bir.
Em um próximo post, irei falar dos demais grupos, pois cada um deles tem sua história e particularidades sobre seu surgimento.

Se gostou do tema, pode já se aprofundar mais no blog do Zythophile (em inglês) que tem um estudo bastante extenso sobre a origem das palavras para Cerveja (Words for beer).

Fonte: Larousse da Cerveja & Zythophile

*Clique nos links para ouvir a pronúncia.