Boa Cerveja-Feira #491… Finito Chocolate Quente

Mantendo a digressão que temos feito a respeito de adjuntos, falamos o quanto podem alterar o estilo ou o quanto poder se manter equilibrados com o conceito original. Mas ainda existe outras vertentes de uso, como por exemplo usar adjuntos que são quase uma redundância com o perfil sensorial da cerveja. Neste caso temos nibs de cacau em uma imperial stout, quase redundante, mas busca um desvio sutil em determinados aspectos. Essa liberdade criativa que a cerveja proporciona ao mestre cervejeiro é o que me faz afirmar que as opções de cerveja estão em constantes expansão.


Finito Chocolate Quente

Finito Chocolate QuenteDados Técnicos:

Cerveja: Finito Chocolate Quente
Estilo: Imperial Stout
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja preta, completamente fechada e apresentando espuma bege de boa formação, mas com duração curta.

Aroma: No aroma as noras de torrefação, café e cacau ocupam o primeiro plano, mas com o aquecimento natural da cerveja começamos e notar nuances amadeirados e um toque alcoólico que remete a conhaque perfeitamente inserido no conjunto.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação acompanhados por uma sensação aveludada no palato. Enquanto que no paladar temos notas de café e cacau bastante equilibradas, acompanhadas por um leve dulçor. Em segundo plano notas amadeiradas e um toque alcoólico de conhaque.

Aftertaste: No aftertaste as notas cacau e madeira ganham destaque, trazendo uma percepção de chocolate com licor e ainda mantendo uma sensação densa e aveludada que perpetua os sabores por um longo tempo no palato.

Harmonização: As características da cerveja reforçar a opção de trazermos uma sobremesa para a harmonização. Minha sugestão é harmonizarmos esta cerveja com arroz doce, buscando agregar todas as notas de chocolate e conhaque a esta sobremesa que é naturalmente mais neutra e reforçando a percepção densa e agregando a sensação aveludada.

Prost!

Fabrizio Guzzon