Boa Cerveja-Feira…. com Sour Dogma

Esta semana vamos azedar um pouco nossa escolha, e descobrir que isso pode ser bom, com a Sour Dogma.

Esta cerveja é produzida pela Dogma, uma cervejaria nacional bastante premiada, e um indicador disto é o fato que pelo site Ratebeer esta cervejaria foi considerada a melhor cervejaria nacional em 2016.

A Dogma é mais um exemplo de cervejaria cigana, abrindo mão de ter uma planta própria para ter mais liberdade para produzir cervejas mais complexas e com maior valor agregado, algo que os sócios trazem desde que trabalhavam com suas próprias marcas (Noturna, Serra de Três Pontas e Prima Satt).

A Sour Dogma é uma cerveja produzida para o clube cervejeiro WBeer e tem como diferencial o uso de centeio em sua formula, que trás uma personalidade única a cerveja.

Sour Dogma

Dados Técnicos:

Cerveja: Sour Dogma
Estilo: Sour Ale
Teor: 4,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,0

A Sour Dogma apresenta coloração amarelo palha, opaca e com presença discreta de sedimentos. Apresenta espuma delicada, com boa formação e persistência que mesmo baixando um pouco rápido mantém uma fina camada sobre toda a cerveja.

No aroma somos apresentados a percepção suave de malte, notas frutadas que remetem a jambo, melão verde e ameixa branca, em segundo plano encontramos notas de especiarias como pimenta síria e um leve toque de canfora.

Ao provarmos vemos que a Sour Dogma é uma cerveja de corpo leve e boa carbonatação, enquanto que no paladar temos notas de malte equilibradas com o frutado de jambo e melão, este conjunto é acompanhado por uma acidez bastante presente e notas de especiarias e uma suave picância e adstringência que remete a presença da aveia.

No aftertaste a acidez ganha ainda mais destaque junto com as notas frutadas causando refrescancia e salivação, e fecha com um final levemente condimentado.

A Sour Dogma é uma cerveja leve e muito refrescante, ácida no ponto certo e com final frutado e condimentado e com bom drinkability.

Para a harmonização desta cerveja é quase impossível ignorar as notas ácidas, toques azedos e a sua refrescancia.

Minha proposta é que seja harmonizada com uma porção generosa de camarão salteado no azeite. Vamos buscar a usar todas as notas ácidas e azedas da cerveja para destacar o sabor do camarão, quase como se trocássemos aquele limãozinho por um bom gole de cerveja.

Prost!